EM CUIABÁ

Mato Grosso sediará Congresso Mundial da Carne em 2025

Evento está programado para o segundo semestre e reunirá representantes mundiais do setor da proteína animal

carne bovina foto divulgação imac
Foto: Divulgação/Imac

Mato Grosso será sede no segundo semestre de 2025 do Congresso Mundial da Carne – World Meat Congress (WMC). O evento é considerado um dos principais fóruns globais de debates sobre a proteína animal.

O congresso está sendo organizado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e o Secretariado Internacional de Carne (IMS). O encontro será em Cuiabá e, segundo a organização, irá inserir Mato Grosso em discussões estruturais sobre a cadeia produtiva de proteína animal.

A diretora executiva do Imac, Paula Queiroz, pontua que toda proteína animal fará parte dos debates, como bovina, suína, peixes, aves.

“O estado figura entre os maiores produtores de proteína animal do mundo. Se Mato Grosso fosse um país, hoje estaria na sétima posição em termos de produção e exportação. É preciso ter essa consciência de que Mato Grosso tem um diferencial. Essa capacidade toda de produção e qualidade pode inspirar mudanças”.

Mato Grosso é o principal produtor de carne bovina do Brasil. O estado conta com um rebanho superior a 34 milhões de cabeças. Em 2023 enviou para o mercado externo mais de 589 mil toneladas equivalente carcaça (TEC). Com tal resultado, o ano passou a ser o segundo com o maior volume de proteína vermelha enviada para o exterior, ficando atrás de 2022, quando a exportação foi em torno de 3% maior.

Congresso Mundial da Carne

O congresso WMC acontece bianualmente e já passou por países como Estados Unidos, Argentina e Uruguai. A última edição foi realizada na Holanda. E Mato Grosso é o estado brasileiro escolhido para sediar a edição de 2025, no segundo semestre do ano.

O Imac e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) serão as únicas entidades brasileiras do setor que irão representar o Brasil no fórum de discussão.

De acordo com o Instituto mato-grossense, será o momento de entender as ameaças e criar oportunidades para atendimento dos interesses da sociedade e dos consumidores de proteína animal.

Com a participação internacional de diferentes setores integrantes da cadeia produtiva da carne, na programação serão abordadas questões como as melhorias na produtividade, sustentabilidade, temas relativos à sanidade, negociações comerciais, cuidados com os animais, nutrição e tendências de consumo.

Serão realizados painéis sobre temas específicos, análises das tendências do mercado atual da carne no mundo e apresentações de pesquisas científicas que proponham mecanismos para produção sustentável. Além de discutir desafios difíceis, incluindo as barreiras não tarifárias e proteínas desenvolvidas em laboratórios.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.