ESTÚDIO RURAL

Instituto AgriHub mapeia principais necessidades no campo e busca soluções

Energia elétrica, acesso ao crédito e armazenamento estão entre os desafios mais urgentes apontados por agricultores e pecuaristas

Falta de estabilidade de energia elétrica, acesso e aprovação de crédito rural e armazenamento. Esses são alguns dos problemas recorrentes enfrentados pelo produtor rural mato-grossense e que muitas vezes travam o desenvolvimento da atividade. Tais situações constam em um mapeamento realizado pelo Instituto AgriHub, em projeto que conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Chamado de AgriHub Conecta, o projeto tem o objetivo de mostrar novas alternativas para os desafios da porteira para dentro e abrir oportunidades para startups que possuem soluções que possam ajudar aos produtores mato-grossenses.

De acordo com o superintendente do Instituto AgriHub, Paulo Ozaki, entrevistado desta semana do programa Estúdio Rural, o projeto teve início em 2023 e consiste em quatro etapas.

A primeira delas foi uma reunião com um grupo de produtores em oito municípios do estado, no qual em cada encontro entre 20 e 30 problemas foram identificados e em seguida filtrados em grau de necessidade.

“Às vezes são coisas “simples”, são coisas que estão no nosso dia a dia e que não estamos enxergando que são necessidades que o produtor tem”, diz Ozaki.

Oportunidades para startups

O AgriHub Conecta agora entra em sua segunda fase, conforme ele, com o lançamento de uma chamada aberta para selecionar startups que tenham ferramentas e soluções para os problemas urgentes enfrentados por agricultores e pecuaristas de Mato Grosso. As inscrições tiveram início no último dia 1º de fevereiro.

Hoje, o AgriHub conta com um mapeamento de aproximadamente 550 startups cadastradas que oferecem tecnologias e soluções para o campo.

“Quão mais abrangente esse problema for, maior é a oportunidade para as empresas de tecnologia, empresas em geral, porque se aquele problema é grave e urgente e ele está abrangente no estado, então obviamente que têm muitas oportunidades”.

Segundo Ozaki, as startups selecionadas irão participar de eventos realizados pelo AgriHub Conecta e terão a oportunidade de apresentar as suas soluções para os produtores rurais.

As inscrições da chamada aberta para as startups interessadas em participar do projeto AgriHub Conecta ocorrem até o dia 02 de março e podem ser feitas por aqui.

+Confira mais entrevistas do programa Estúdio Rural

+Confira outras entrevistas do Programa Estúdio Rural em nossa playlist no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.