Mato Grosso processou 1,15 milhão de toneladas de soja em março. O volume representa um aumento de 10,31% ante fevereiro e de 10,97% ao mesmo período do ano passado, vindo a ser um novo recorde para o mês.
De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no primeiro trimestre do ano foram 3,13 milhões de toneladas de oleaginosa esmagadas no estado, aumento de 11,21% em relação ao acumulado de 2023 entre janeiro e março.
“Esse cenário está atrelado à ampliação na capacidade estática das indústrias e à abertura de novas processadoras”, explica o Instituto.
Outro fator contribuinte é a maior demanda pelos subprodutos, que tem impulsionado o ritmo nas indústrias em 2024, em especial o farelo de soja com destino às exportações e o óleo para o consumo interno.
Ainda segundo o Imea, apesar do recorde em processamento do grão, quando analisada a margem bruta das indústrias, o indicador apresentou recuo de 36,76% em relação ao mês anterior, ficando estimado em R$ 304,88 por tonelada.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.