PROSA COM O DEVA

Fazenda em MT reúne coleção de máquinas agrícolas com cerca de mil anos de história

Quase 90% dos equipamentos, localizados na propriedade em Nova Mutum, estão funcionando; alguns são de antes de 1950

O agronegócio é mais do que produção. É história. É curiosidade. E Mato Grosso é prova viva de tamanha história que há no setor produtivo. Em Nova Mutum, região médio-norte, uma coleção de máquinas agrícolas chama a atenção. Apaixonado por mecânica, oficina e lavoura, o senhor Sebastião dos Santos reúne em sua propriedade máquinas que somam cerca de mil anos de história da agricultura. Detalhe: quase 90% funcionam.

A história da coleção de máquinas agrícolas do produtor de Nova Mutum é contada pelo seu filho Douglas dos Santos no episódio 16 do Prosa com o Deva.

De acordo com Douglas, o pai iniciou a vida cuidando de máquinas pesadas antes de se aventurar na agricultura.

“O meu pai veio para Nova Mutum em 1984 para ser mecânico. Ele gosta de máquinas e a paixão dele é essa aí. Mexer com trator, oficina”.

A propriedade de 900 hectares, no qual são semeados soja em primeira safra e milho em segunda, é administrada hoje por Douglas e sua irmã.

“Ele meio que deu uma segurada no serviço da lavoura e está curtindo esse hobby. Apaixonou e só aumenta”, pontua ao revelar que o pai faz parte de um grupo de colecionadores no Brasil.

Em meio aos equipamentos da coleção do senhor Sebastião, conta Douglas, está um Ford movido à gasolina, um Trator CBT 2400 Diesel, um trator inglês, entre outras raridades.

As máquinas agrícolas vistas na coleção, salienta Douglas, remetem aos tempos difíceis da agricultura.

“Antigamente não tinha essas mordomias que temos hoje. Então, ele lembra e conta muita história dessa época. Não tinha ar condicionado, conforto, autonomia, rendimento. Naquela época um trator grande não rendia nem 10 minutos da tecnologia de hoje”.

+Confira mais episódios do Prosa com o Deva


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.