Mato Grosso

Senar-MT passa a ofertar curso em contabilidade rural

Novo curso do Senar-MT visa dar suporte ao produtor rural de Mato Grosso quanto a legislação e normas contábeis

O portfólio de capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) conta com um novo curso: Auxiliar administrativo – contabilidade rural. Com carga horária de 40 horas, ele visa dar suporte ao produtor rural quanto a legislação e normas contábeis.

O curso já foi ministrado nos municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso. Entre os conteúdos abordados estão as obrigações que o produtor rural deve prestar ao fisco, aprendizado sobre governança do empreendimento rural, isenção do risco fiscal da atividade rural, conhecimentos avançados sobre parte fiscal, contábil e gerencial de propriedades rurais.

Outros pontos trabalhados estão conhecimentos sobre o e-social e gestão de pessoas.

Curso do Senar-MT é aberto à comunidade

De acordo com o Senar-MT, o curso de contabilidade rural é aberto à comunidade. Entretanto, o instrutor credenciado, Bruno Medeiros da Costa, frisa que pelo conteúdo ministrado ser avançado e complexo, o público alvo são pessoas que tenham algum conhecimento sobre a área e produtores rurais.

“Muitas pessoas já trabalham na área, mas às vezes falta um conhecimento de legislação ou de normas contábeis. Se a pessoa tiver noções administrativas, ela vai ter um engajamento melhor dentro do treinamento e se for produtor rural vai conseguir entender o processo realizado na sua propriedade”, afirma o instrutor.

O curso traz também ensinamentos para o produtor rural CPF que está planejando migrar para CNPJ ou em momento de transição familiar.

“Muitos ficam expostos por fazerem contabilidade de forma inadequada. O conhecimento ensina as obrigatoriedades fiscais, contábeis e gerenciais. Isso vai ajudar a desenvolver a atividade e eximir o risco fiscal”, salienta Costa.

Os produtores rurais e demais interessados na capacitação em “Auxiliar administrativo – contabilidade rural” ofertada pelo Senar-MT devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seus municípios para ver a disponibilidade da mesma.

 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real