Mato Grosso a cada dia avança em ações que comprovem o potencial irrigável do estado. Entre elas estão os polos de agricultura irrigada, iniciativas que promovem o desenvolvimento das propriedades por meio da irrigação. Dessa maneira, a Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) e o Ministério do Desenvolvimento (MDR), promovem o lançamento do Polo Irrigação BR-163 (Alto Teles Pires), em Sorriso (MT) nos dias 6 e 7 de junho.
Estudos mostram que Mato Grosso possui potencial para aumentar de 178 mil hectares para quase 4 milhões de hectares sua área irrigada.
Em Mato Grosso já existem dois, o Polo de Irrigação Sustentável do Sul de Mato Grosso e o Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu. Esses polos têm trazido resultados significativos para os municípios envolvidos, aumentando a produtividade e promovendo o desenvolvimento local.
Essa ação reúne o setor privado, governos e produtores em regiões com produção irrigada, buscando ações para impulsionar a atividade.
O trabalho dos polos acontecem em quatro fases: definição de lideranças e parceiros técnicos; identificação dos aglomerados produtivos irrigados e dos polos; elaboração de projetos e formação do Grupo Gestor; e acompanhamento e gestão dos projetos prioritários.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.