Nesta sexta-feira (27) o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, cumpriu sua primeira agenda oficial em Mato Grosso. O objetivo do retorno do ministro ao estado, antes de completar seu primeiro mês à frente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi para destacar o novo momento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque para pequenos produtores, trabalhadores da agricultura e agricultores familiares.
A reunião contou com a participação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri-MT) na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA).
Fávaro reafirmou a competência do agronegócio brasileiro para a produção sustentável e ressaltou a importância das políticas públicas para os pequenos produtores. A ressalva é para que possam se desenvolver no aumento da produção com recuperação de pastagens degradadas e baixa emissão de carbono, de forma a atrair mais investimentos e gerar empregos e oportunidades.
Proposta
Segundo o ministro, a proposta é desenvolver um programa de financiamento e incentivo à recuperação de pastagens com linhas especiais para os pequenos produtores. Dessa forma, é possível garantir devidas condições para fazer o preparo do solo e aumentar a produção com apoio de assistência técnica. Para que isso se realize, o ministro tem se reunido com representantes dos setores, ouvindo suas principais demandas para formatar uma política pública mais efetiva.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real