Mato Grosso

Agricultura familiar terá espaço para comercialização na Show Safra 2023

Espaço voltado para pequenos produtores contará com exposição e venda de alimentos frescos, orgânicos e não orgânicos

Os preparativos para a 10ª edição da Show Safra estão à mil, principalmente para os pequenos produtores da região que terão espaço exclusivo para exposição e comercialização de produtos. A feira em Lucas do Rio Verde será realizada entre os dias 21 e 24 de março.

Durante os quatro dias de evento, segundo a Fundação Rio Verde, organizadora da feira, público poderá visitar a feira de comercialização de produtos da Agricultura Familiar. Nesse espaço, os pequenos agricultores da região vão expor e vender alimentos frescos, orgânicos e não orgânicos, como hortaliças e frutas, salames, queijos e produtos de panificação.

A iniciativa de fomento à agricultura familiar na Show Safra é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Segundo o secretário, Paulo Nunes, todos os alimentos produzidos pelos agricultores da região, possuem o Selo de Origem do Município, que atestam a qualidade e garantem segurança aos produtos.

“Nosso objetivo enquanto Poder Público é que o alimento que chega na mesa das pessoas seja de qualidade e que esse produto seja feito com sustentabilidade. A comercialização nesta edição do Show Safra vai ser bem mais significativa que o ano passado, nossas expectativas estão bem elevadas”, afirma Nunes.

Show safra br-163 mato grosso lucas do rio verde foto assessoria de imprensa
Foto: Show Safra/Fundação Rio Verde

Feira terá projeto lançado para agricultura familiar

As oportunidades para a agricultura familiar durante o Show Safra serão muitas. A feira será palco do lançamento o projeto “Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar”. O projeto, exclusivo para a agricultura familiar, será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), da Fundação Rio Verde.

“Durante o ano, serão realizados Dias de Campo, onde o pequeno produtor irá participar do manejo e preparação do solo para desenvolver e aprimorar no município a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos. É um grande ganho que nós temos com a Fundação, que irá disponibilizar uma equipe de pesquisadores para trabalhar no projeto, desenvolvendo pesquisas para a Agricultura Familiar”, destaca o secretário e Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto exclusivo para a Agricultura Familiar é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini explica que ainda existe uma grande demanda por produtos para abastecer o mercado local. “Nós temos que parar de depender da produção de frutas, legumes e hortaliças das regiões sul e sudeste. Existe potencial para atender a região norte de MT e o que a Fundação puder fazer por quem se apresenta com vontade de avançar nessa proposta, a gente apoia, junto com as autoridades locais que já atendem a esses produtores”.

Editado por: Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real