Após o incêndio em uma área de palhada em Nova Mutum, a concessionária de rede elétrica, Energisa, realizou uma reunião a pedido do Sindicato Rural do município para resolver problemas associados à manutenção de cabos de energia na região.
A partir desta quarta-feira (28), a concessionária dará início ao processo de substituições de alguns postes, além de instalar cruzetas e espaçadores entre os cabos de energia.
As ações visam aumentar a distância entre os fios, evitando que se choquem com a força do vento, o que tem sido uma preocupação para os produtores locais.
A demanda para a resolução desses gargalos na região, foi feita pelo Sistema Famato através do assessor jurídico e presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso (Concel-MT), Edvaldo Belisário dos Santos.
O assessor institucional da Energisa, Luiz Carlos Moreira Junior, ressaltou a importância da colaboração dos agricultores na preservação da infraestrutura de energia.
“Pedimos que evitem esbarrar nos postes e não os inclinem, para prevenir o risco de falhas. Estamos empenhados em solucionar o problema ainda esta semana e de forma rápida”, pontuou.
O presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum, Paulo André Zen, comentou sobre o problema que afetou a região.
“Nos últimos meses, enfrentamos dificuldades com a instabilidade no fornecimento de energia, o que impactou diretamente nossas operações no campo, principalmente em momentos críticos como o plantio. Esperamos que as ações preventivas que estão sendo implementadas resolvam o problema e garantam que a energia flua de maneira confiável, permitindo que nossos produtores sigam com suas atividades sem interrupções”, afirmou Zen.
O assessor da Energisa, orientou ainda que, em caso de visualização de situações de risco na rede elétrica, os agricultores devem enviar fotos à concessionária. Se possível, com coordenadas geográficas e a unidade consumidora mais próxima.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.