A colheita da soja em Mato Grosso chegou aos 90,42% da área plantada. Na variação semanal o avanço foi de apenas 5,76 pontos percentuais. O menor ritmo está atrelado à entrada das lavouras que foram semeadas mais tarde.
Levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última sexta-feira (8), mostra que a região médio-norte colheu 99,75% da sua área de soja. Em contrapartida, a nordeste é a mais atrasada com apenas 78,79%.
Os trabalhos começam a chegar na reta final na região oeste, a qual 98,18% da área já foi colhida. Ainda segundo o Instituto, na norte foram 94,67% e na noroeste 93,77%.
No centro-sul do estado as colheitadeiras já passaram por 89,26% da área de soja e na sudeste em 82,29%.
Em seu boletim semanal da oleaginosa, o Instituto pontuou que “o menor ritmo dos trabalhos a campo em relação às semanas anteriores está atrelado à entrada das lavouras que foram semeadas mais tardiamente, que não foram impactadas com a extrema seca registrada no estado e, consequentemente, na maior parte dos talhões o ciclo da soja não apresentou encurtamento”.
No que tange ao ciclo passado, os trabalhos da atual temporada estão um pouco atrás novamente. Na safra 2022/23 o estado havia colhido 94,83% da soja. Já a média dos últimos cinco anos é de 91,61% da área colhida.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.