MEIO AMBIENTE

Sistema de Logística Reversa prevê alcançar mais de 200 mil empresas em MT

Empresas deverão cadastrar planos de retorno das embalagens recicláveis após uso do consumidor final

Sistema de Logística Reversa Foto: Sema
Foto: Sema-MT

Foi lançado em Mato Grosso nesta segunda-feira (30) o Sistema de Logística Reversa (SISREV). A previsão é chegar a mais de 200 mil indústrias ou empresas que fabricam ou comercializam produtos que geram embalagens recicláveis pós-consumo no estado.

A logística reversa envolve a coleta, o transporte, o processamento e a destinação final de produtos, embalagens e resíduos, buscando a reutilização, reciclagem ou descarte correto.

O lançamento foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e, conforme a pasta, o foco do sistema é a melhoria da rastreabilidade, eficiência e transparência da política estadual de resíduos sólidos.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou no lançamento que o sistema possibilitará maior eficácia à gestão da logística reversa em Mato Grosso.

A plataforma, cedida gratuitamente à Sema pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), tem como objetivo o recebimento, processamento e gestão dos Planos de Logística Reversa e dos Relatórios de Desempenho Ambiental por parte das empresas.

“A primeira regulamentação da logística reversa em nosso Estado aconteceu em 2023. A implementação do Sisrev traz uma nova realidade, que é efetivamente a digitalização desses dados. Mato Grosso é protagonista nessa iniciativa e recebemos o sistema para tornar mais eficiente o projeto como um todo”, frisou Mauren.

O gerente de gestão de resíduos da Sema, Ricardo Carneiro, explicou na ocasião que o sistema é autodeclaratório. A empresa, indústria ou comércio deverão indicar a quantidade de produtos disponibilizados no mercado e o percentual que retornou à ela depois do consumo.

“A adesão ao sistema é obrigatória, mas, nesse momento, a nossa preocupação é buscar essas empresas. Vamos fazer essa busca ativa e o cruzamento de dados com a Secretaria de Estado de Fazenda. Com base nesse levantamento, teremos a lista das empresas que já apresentaram relatórios e das que não apresentaram”,

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Cezar Pereira Rangel, o sistema irá facilitar a atuação das empresas que participam da logística reversa. “Com o sistema, as empresas terão condições de cumprir melhor esse papel em relação à documentação e verificação da logística reversa”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.