NOVA ERA

Marcos Troyjo: 'Precisamos aumentar a mensagem que somos o maior exportador de sustentabilidade' 

O crescimento demográfico do mundo também foi apontado como uma das chaves para oportunidades do Brasil se elevar

O Brasil é o maior exportador e importador de sustentabilidade. A afirmação é do economista e ex-presidente do Banco Brics, Marcos Troyjo. Para ele, o cenário global entre tecnologia e sustentabilidade mostra a relevância da agroindústria do futuro. 

Esse contexto, apresentado pelo economista durante a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, que aconteceu na última sexta-feira (16), realizado pelos Sistemas Fiemt e Famato, traz o destaque para Mato Grosso. Um estado que possui vasta ambição, visão e capacidade de inovação neste setor que cresce ano após ano. 

Isso porque, o estado do agro possui diversos recursos naturais e uma grande capacidade para a produção de alimentos em larga escala. Podendo se tornar o grande líder nesse momento de transformação. 

Troyjo destacou a importância de uma estratégia clara para aproveitar essas oportunidades, propondo cinco pilares essenciais: ambição, empreendedorismo, estoque de conhecimento, acesso a capital, e melhoria no ambiente de negócios.

O economista também explicou que com o crescimento populacional de países como Índia, Indonésia, Paquistão e alguns países africanos abrem portas para que o Brasil seja um grande líder na produção global de alimentos. 

“Em termos de segurança alimentar e energética, o Brasil e especialmente Mato Grosso são fundamentais para abastecer esses países, aumentando o crescimento das agroindústrias. Essa é uma transição para uma economia verde”, afirmou Troyjo. 


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.