A situação vivida pelo Rio Grande do Sul, diante da enchente que assola o estado nos últimos dias, estará na pauta do Congresso Abramilho 2024. Além das políticas de apoio aos produtores gaúchos, o encontro também vai debater segurança alimentar, cenário político e o mercado internacional do milho.
O evento ocorre na próxima quarta-feira (8), em Brasília (DF), e é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho).
Conforme o diretor executivo da Associação, Glauber Silveira, mais do que cesta básica, o Rio Grande do Sul necessita de ajuda em todos os sentidos, uma vez que muitas pessoas perderam tudo o que possuíam e, como é o caso dos produtores rurais, até mesmo a sua fonte de sustento.
“Nós vamos discutir o cenário do Rio Grande do Sul, mas também de todo o Brasil. Tivemos uma safra de soja ruim e estávamos partindo para a de milho e a chuva cortou totalmente. Então, temos muito milho que precisava de chuva e ela não veio. Aquela expectativa de colher muito milho, eu acho que ela volta para o cenário mais pessimista novamente”.
Na avaliação do diretor executivo da Abramilho tais impactos da atual safra deverão ser sentidos nos próximos anos.
“O problema não é agora. São os próximos três anos. E, no caso do Rio Grande do Sul dez anos”.
Confira a programação do Congresso Abramilho:
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.