A linha de financiamento rural em dólar com taxa fixa anunciada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesta segunda-feira (17) é considerada uma “alternativa bem-vinda” para o setor produtivo. A pontuação é do presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
O presidente do IPA é um dos participantes desta terça-feira (18) do debate na Norte Show sobre “O Agro e Mercado de Capitais”. A feira ocorre em Sinop, na região médio-norte de Mato Grosso, entre os dias 18 e 21 de abril e conta com cerca de 40 palestras em sua programação.
Conforme o anuncio do BDNES, a linha de financiamento rural em dólar com taxa fixa será destinada a produtores rurais que tenham receitas ou contratos em dólar. O valor disponibilizado inicialmente é de R$ 2 bilhões, e a taxa de juros será de 7,59% ao ano, mais a variação cambial.
“O que vai depender disso é o prazo, ninguém tem tanto prazo também em dólar no mercado futuro, e também o fluxo. Nós vamos esperar justamente como é que vai ser em relação ao fluxo necessário. Então, é preciso realmente conhecer os detalhes propostos”, disse Nilson Leitão nesta manhã em entrevista ao Mercado & Companhia.
Acesso ao crédito é prioridade
O acesso ao crédito rural é uma das preocupações do setor produtivo brasileiro, e de acordo com o presidente do IPA, “O crédito nunca deixou de ser nos últimos anos uma das prioridades ou a prioridade para que de fato esse Brasil possa desenvolver”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.