LUTO

Representantes do agro e política em MT lamentam morte de Alysson Paolinelli

Patrono da agricultura tropical, Alysson Paolinelli foi homenageado com o Mérito "O Semeador" durante a Show Safra em março

Patrono da agricultura tropical, Alysson Paolinelli era tido como um grande líder visionário em meio ao setor produtivo mato-grossense e brasileiro. Segundo entidades e representantes do agronegócio, o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Embrapa sempre será lembrado pelo seu papel fundamental na modernização do setor agropecuário e na transformação do Brasil na potência mundial que é hoje na produção de alimentos.

Alysson Paolinelli é homenageado com o Mérito "O Semeador"
Foto: Assessoria Show Safra

Ex-ministro da Agricultura e presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paolinelli morreu nesta quinta-feira (29), em Belo Horizonte (MG). Ele estava internado há um mês, por complicações decorrentes de uma cirurgia no fêmur.

Em nota, o Instituto Soja Livre (ISL) destaca que “Sua partida deixa uma lacuna imensurável no cenário agrícola e político brasileiro. Alysson Paolinelli será lembrado como um homem de grande integridade, compromisso e paixão por seu trabalho”.

Outro papel fundamental de Paolinelli foi quanto ao desenvolvimento do Proálcool e incentivo ao desenvolvimento econômico no Cerrado, como lembrado pelo Sistema OCB/MT.

“O Sistema OCB/MT lamenta profundamente o falecimento de Paolinelli, que foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento agrícola de Mato Grosso e de todo Centro-Oeste brasileiro, criando as estruturas de governança que permitiram a revolução agrícola”, disse em nota o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, pontua que para o estado o dia de hoje é “triste”, uma vez que o ex-ministro da Agricultura “foi peça fundamental para que Mato Grosso pudesse se tornar essa potência mundial na produção de alimentos”.

“Um dia triste para o agro brasileiro e principalmente para o nosso estado. Alysson Paolinelli foi peça fundamental para que Mato Grosso pudesse se tornar essa potência mundial na produção de alimentos. Como um dos fundadores da Embrapa, revolucionou a agricultura tropical e provou que nossas terras poderiam se tornar altamente produtivas – e estava certo. Que Deus possa recebê-lo em seus braços e confortar familiares, amigos e admiradores. Obrigado pela enorme contribuição que deu ao Brasil e ao nosso Mato Grosso”, afirmaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.

Homenagem com o Mérito “O Semeador”

Em março, durante a 10ª edição do Show Safra, em Lucas do Rio Verde, Alysson Paolinelli foi homenageado com o mérito “O Semeador”. A A comenda é entregue pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde para personalidades que ajudaram a plantar boas ações para o desenvolvimento de Mato Grosso.

Foto: Assessoria Show Safra

Na ocasião, Paolinelli declarou que “Eu é quem deveria estar homenageando a esses produtores. Eles é que merecem, porque foram eles que fizeram, que estão fazendo e vão continuar fazendo”.

Ele ressaltou ainda que “Para mim é acordar diante de um sonho. Aqui era um grande vazio na década de 1970. Hoje, eu volto aqui e vejo esse sonho se transformando em realidade. Realidade por quê? Não pense que eu não fiz nada. Ninguém faz nada sozinho. O que nós fizemos foi trazer ao produtor uma palavra de confiança, uma orientação técnica, um crédito adequado e esforço. Isso aqui é um exemplo hoje”.

Confira reportagem sobre a homenagem no Show Safra

 

O Canal Rural transmite nesta sexta-feira (30), às 13h30, o documentário ‘Alysson Paolinelli: uma revolução no campo’. O filme reconhece o legado do ex-ministro da agricultura e engenheiro agrônomo, um dos principais líderes da revolução verde. Com depoimentos de pessoas que participaram desse desafio.

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile