Discursos contra invasões de terra marcaram a abertura oficial da quarta edição da Norte Show, em Sinop, na noite desta terça-feira (18). Lideranças políticas e entidades ligadas ao agronegócio manifestaram indignação contra a situação que vem causando preocupação no setor produtivo.
Presente na abertura da feira, uma das 12 maiores do agronegócio brasileiro, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), destacou ser “um absurdo a gente ter que discutir isso aqui em Sinop, em 2023”.
Lupion lembrou que Mato Grosso foi o primeiro a se posicionar sobre o assunto, em março deste ano, ao destacar mandando que o estado teria “tolerância zero” contra as invasões de propriedades.
“É algo extremamente obsoleto, defasado, retrógrado, algo que ninguém espera no ano de 2023. em que falar de direito de propriedade, mas tá aí, uma briga de comadres invadindo unidades do governo federal, Embrapa, as unidades do Incra em diversos estados. É uma briga de comadre entre o governo que foi apoiado e o time que apoiou. Então, eles precisam se resolver. Precisa o governo vestir as calças e dizer para os seus aliados que chega de baderna o país, que o Brasil não merece isso”, disse o presidente da FPA.
“Quem avisa amigo é”, diz Mauro Mendes
Durante a solenidade, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), além de anunciar o repasse de R$ 440 milhões para a MT PAR dar início aos tramites de quitação da dívida da Concessionária Rota do Oeste com os bancos e a licitação de obras na BR-163 entre o Posto Gil e Nova Mutum, reafirmou que o estado seguirá tendo tolerância zero quanto a qualquer tipo de transgressão ou invasões de terra.
“Olha, eu passei um recado muito claro e muito firme. Quem avisa amigo é. Nós dissemos claramente que nós iríamos aplicar a lei e não íamos tolerar nenhum tipo de transgressão ou de invasão, como não temos tolerado em outras áreas”, disse Mauro Mendes ao destacar a ação da Segurança Pública no município de Querência na última segunda-feira (17), quando 14 pessoas foram detidas em um movimento de uma tentativa de invasão de uma propriedade rural.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.