DEFESA DO PRODUTOR

Anuário 2025: Aprosoja MT detalha balanço de ações e define rumos

Documento estratégico consolida iniciativas de defesa agrícola, sustentabilidade e logística; material é considerado chave para o planejamento de 2026

Anuário Aprosoja Mato Grosso Foto Mateus Dias Aprosoja MT
Foto: Mateus Dias/Aprosoja MT

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) lançou nesta quinta-feira (4) o Anuário 2025, um documento completo que consolida e detalha todas as ações desenvolvidas pela entidade neste ano. O objetivo central é reforçar a transparência e prestar contas aos produtores mato-grossenses sobre as iniciativas estratégicas que impactam o dia a dia no campo. A publicação, disponível em versões impressa e digital, abrange temas como defesa agrícola, avanços em logística, sustentabilidade e políticas do setor.

A consolidação do Anuário 2025, segundo o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Lucas Costa Beber, representa a materialização dos esforços da entidade.

“O anuário é uma maneira de prestar contas pela entidade mostrando um pouco dos trabalhos e ações que ela tem feito ao longo do ano em defesa do nosso setor”, destacou o presidente.

O documento lista as principais iniciativas realizadas, incluindo o Futuro em Campo, Agrosolidário, Circuito Aprosoja MT, e projetos de comunicação como o América Clima e Mercado. Na área de sustentabilidade, são detalhados programas como o Soja Legal e a Campanha Contra Queimadas, além das pesquisas e tecnologias dos Centros de Pesquisa (CTECNOs).

Conquistas e planejamento

Lucas Costa Beber ressaltou que, além de ser um registro das principais conquistas, o anuário é uma ferramenta estratégica para o planejamento das próximas ações da entidade em 2026.

O presidente da Aprosoja MT afirmou que os desafios no campo são grandes, mas cada pleito bem-sucedido é uma vitória importante para o setor. “Sabemos que são grandes os desafios dos produtores, mas cada sucesso que temos nos nossos pleitos, sem dúvida nenhuma, é uma grande conquista para todo o nosso setor”, disse.

Ele reforçou que o produtor precisa estar atento ao caminho que a entidade está seguindo. “O produtor precisa estar atento sempre ao que a Aprosoja MT tem desempenhado, os caminhos que a entidade está seguindo acompanhando as assembleias e reuniões que norteiam a vontade da maioria, ou seja, atende às necessidades do coletivo para o bem comum”.

Credibilidade e aproximação

Para as lideranças regionais, a publicação detalhada das atividades é fundamental para aproximar a entidade dos núcleos regionais. O vice-presidente Norte da Aprosoja MT, Ilson Redivo, afirmou que o anuário contribui para que os produtores consigam perceber a grandiosidade dos trabalhos da associação.

“A entrega desse documento contém todas as ações desenvolvidas pela entidade durante um ano letivo, mostrando ao produtor o trabalho que vem sendo realizado em benefício dele próprio”, explicou Redivo. Ele complementou que o material reforça a credibilidade da instituição e fortalece a comunicação entre os núcleos.

O vice-presidente Leste, Lauri Jantsch, endossou a visão e reforçou que o levantamento anual ajuda a evidenciar a presença constante da entidade ao lado do produtor rural. “É uma forma de mostrar esse serviço no dia a dia, que a Aprosoja MT tem toda uma equipe trabalhando, levantando as demandas. O anuário traz as ações realizadas pela entidade durante o ano todo, então é uma forma de mostrar ao produtor o trabalho que vem sendo feito”, reforçou Jantsch.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.