O circuito “ABC+ em Ação” passou nesta terça-feira (5) por Rondonópolis, levando aos produtores conhecimento sobre sustentabilidade e aumento de produtividade na agropecuária mato-grossense.
A caravana é realizada pelo Sistema Famato, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).
A ação tem como intuito alavancar ainda mais a adoção de práticas sustentáveis no campo, percorrendo diversos municípios mato-grossenses levando informação sobre o Plano ABC+ e linhas de financiamento que incentivam a agropecuária de baixa emissão de carbono.
“Herói não é aquele que em campo chuta a bola. Herói é quem levanta cedo para trabalhar na terra e enfrenta desafios de clima, logística e burocracias. Herói é aquele que preserva 60% da nossa floresta nativa, que não tem sábado, domingo e feriado porque tem que produzir o alimento que alimenta o mundo”, disse Eduardo Baroni, coordenador Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Mato Grosso.
Conforme o analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho, são nove as tecnologias defendidas pelo projeto ABC+ em Ação, que visam melhorar a propriedade, a lucratividade do produtor, além de tornar essa propriedade ainda mais sustentável. Entre elas estão a terminação intensiva de bovinos, recuperação de pastagem degradada, Integração Lavoura-Pecuária e Pecuária-Floresta, plantio direto, irrigação, uso de bioinsumos.
Em Rondonópolis foram abordados temas como Plano Agrícola Pecuário 2024/2025, linhas de crédito disponíveis, terminação intensiva de bovinos e bioinsumos.
O assessor especial do Plano ABC+ MT, Aruã Lotufo, lembrou que o ABC+ é um programa a nível nacional e estadual, promovendo capacitação.
Para o presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Lucindo Zamboni, receber a caravana do ABC+ em Ação no município é muito importante, pois são informações que chegam para auxiliar ainda mais o desenvolvimento do agronegócio.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.