MERCADO AQUECIDO

Mato Grosso bate recorde de exportações de carne bovina mesmo após tarifas dos EUA

Os dados foram divulgados recentemente pelo IMEA, que mostram que Mato Grosso tem conseguido manter o ritmo de embarques ampliando outros mercados.

Apesar das tarifas de 50% sobre os embarques de produtos brasileiros impostas pelo presidente americano, Donald Trump, Mato Grosso bateu recorde nas exportações de carne bovina em setembro. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o estado registrou um crescimento de 10,37% nas exportações do produto em relação ao mês de agosto, atingindo 98,98 mil toneladas. Já na comparação com setembro de 2024, o aumento foi de mais de 48,07%.

Segundo o coordenador de Inteligência de Mercado do IMEA, Rodrigo Silva, esse avanço se deve principalmente à expansão de mercados já consolidados, que compensaram a redução dos embarques para os Estados Unidos.

“Em 2024, tivemos um recorde de exportação de carne bovina e neste ano não está sendo diferente (…). Quando chegou o tarifaço a gente viu as exportações caindo, mas ainda estamos batendo recorde. Tanto que conseguimos volumes maiores do que quando estávamos com os Estados Unidos [importando] em grandes patamares. Começamos a enviar para Rússia, Filipinas, México e Itália estão sendo grandes surpresas neste ano, China que é o nosso principal mercado em volume, tem importado muito da gente, e o Chile” disse em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso.

Para o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi, os números refletem a força e a adaptação do setor produtivo mato-grossense, além de reforçar a qualidade sanitária da carne produzida no estado.

“Quando se pensa em comprar do Brasil, imediatamente já se pensa em comprar do Mato Grosso. Nós temos uma grande disponibilidade de plantas frigoríficas espalhadas pelo estado inteiro com o serviço de inspeção federal, temos um grande número de animais confinados, o que impacta na constância da qualidade que o consumidor quer. Todos os países que começaram a importar carne brasileira ou querem aumentar a importação, olham para o Mato Grosso”, comenta Manzi.

Outras proteínas também registraram crescimento

O bom desempenho não se limitou à carne bovina. As exportações de carne suína cresceram 19,09%, em 12 meses, com embarques de 3,70 mil toneladas. Já os embarques de carne de aves totalizaram 9,04 mil toneladas no estado, aumento de 40,80% em relação a agosto, mas queda de 27,47% no comparativo anual.

O IMEA avalia que as expectativas para o fim do ano são positivas. E o foco para 2026 será a abertura de novos mercados, como Japão e Coreia do Sul, possíveis parceiros após o reconhecimento de Mato Grosso como área livre de febre aftosa sem vacinação.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.