O produtor de leite mato-grossense recebeu em fevereiro em média R$ 1,93 pelo litro captado no mês de janeiro. O valor representa um incremento de 5,19% ao observado em dezembro de 2023.
Segundo o boletim mensal do leite, divulgado nesta semana pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), essa alta foi pautada, em especial, pela redução da captação do produto do estado.
O relatório destaca ainda que, em movimento contrário, o farelo de soja em fevereiro apresentou recuo de 5,63% ante janeiro, fechando em média de R$ 1.736,88 a tonelada. A retração é decorrente da baixa demanda interna e da maior oferta do subproduto com o avanço da colheita do grão, sendo influenciado também pela baixa nos preços externos devido à projeção de maior oferta oriunda da Argentina.
“Nesse sentido, o poder de compra do pecuarista leiteiro melhorou ante o farelo de soja em fevereiro. Assim, o pecuarista precisou de 889,77 litros de leite para adquirir uma tonelada do insumo, quantidade 10,29% menor que em janeiro. Além disso, esse resultado foi o menor no estado desde maio de 2023 e, ainda, o menor para o mês de fevereiro desde 2017 na praça mato-grossense”, pontua o Imea.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.