Mato Grosso deverá encerrar 2024 com 892,48 mil cabeças de gado confinadas. O volume supera em 60,67% o total confinado em 2023.
Os números constam no último relatório de Intenção de Confinamento do estado, feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O levantamento aponta, inclusive, que o total observado é o maior desde o início da pesquisa.
Um dos destaques do estudo, é o aumento na quantidade de pecuaristas decididos em confinar neste ano, totalizando 82,56%. Essa alta pode ser observada pelo crescimento de animais abatidos entre janeiro a outubro deste ano.
Em números, ao longo dos 10 primeiros meses de 2024 foram abatidas 6,25 milhões de cabeças, volume 22,70% superior ao mesmo período de 2023.
Custo da diário e animais enviados para abate
A perspectiva, conforme o Imea, é que a maior oferta no segundo semestre deste ano seja de 77% de animais enviados para abate a partir de julho de 2024.
O destaque está para os meses de agosto, setembro e outubro, que juntos representam 43,07% do total confinado no ano. Embora a oferta de gado tenha sido maior neste período, os preços do boi gordo passaram por valorizações no mercado devido ao aumento pela demanda da proteína.
O custo da diária confinada se manteve estável, de acordo com o Instituto.
Dessa forma, em outubro deste ano, a média da diária confinada (que inclui os custos alimentares e operacionais) foi de R$ 11,84 cabeça por dia. Uma redução de R$ 0,38 cabeça por dia em relação à média do primeiro levantamento do ano.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.