Mato Grosso

Falta de clareza na legislação atrapalha desenvolvimento na produção de suínos

Sustentabilidade e gestão de água em Mato Grosso foram os principais temas do 2° Simpósio de Suinocultura realizado pela Acrismat

Um dos principais entraves da suinocultura, assim como em outras atividades produtivas, é a falta de clareza na legislação. O assunto foi dos destacados por especialistas durante o 2º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso, promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) nesta sexta-feira (25).

Entre os temas abordados no evento estavam as questões ambientais e sanidade.

“Escolhemos temas essenciais para os produtores e técnicos que trabalham com a suinocultura e conseguimos trazer palestrantes de renome que poderão contribuir e muito com conhecimento nas áreas de sanidade e questões ambientais”, frisa o presidente da Acrismat, Itamar Canossa.

+Nova diretoria da Acrismat toma posse em Mato Grosso

O presidente eleito da entidade, Frederico Tannure Filho, lembra que o setor produtivo, em especial o brasileiro, está cada vez mais sendo olhado pelo mundo e assuntos como o levantado no simpósio são essências para as adequações necessárias.

Alessandra Panizi Souza, advogada especialista em questões ambientais, destaca que tal falta de clareza nas leis às vezes gera confusão não somente para o produtor rural, mas até mesmo para os próprios órgãos reguladores. Segundo ela, há casos na legislação ambiental, por exemplo, aplicada pela gestão estadual se diferem da federal.

“Às vezes você está com uma lei caminhando há anos na esfera estadual, o produtor está dentro desta legislação e de repente há alterações no âmbito federal. Isso provoca insegurança jurídica no produtor rural”, diz Panizi, que abordou em sua palestra Suinocultura e Sustentabilidade diante das Questões Ambientais.

+Mato Grosso ganha Central de Negócios na suinocultura

2° Simpósio de Suinocultura realizado pela Acrismat em Cuiabá
Foto: Luiz Patroni/Canal Rural Mato Grosso

Questão ambiental faz parte do dia-a-dia do produtor

A questão ambiental, segundo o analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Evandro Barros, durante sua palestra Gestão Ambiental na Criação de Suínos na manhã desta sexta-feira, é um tema que faz parte do dia-a-dia do produtor rural, bem como da sociedade.

Sua palestra destacou as questões envolvendo os dejetos da suinocultura. “Os dejetos são algo benéfico para a propriedade e que podem trazer rentabilidade, mas ao mesmo tempo é preocupante no que tange a questão ambiental se não tratado e manejado de forma adequada”.

+Acrismat solicita redução do ICMS para a suinocultura em MT

Conforme o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira, os trabalhos de gestão da propriedade também são essenciais para as questões ambientais, em especial quando se trata da água.

“Tudo está envolvido dentro da produção animal. Graças ao avanço da pesquisa e tecnologia se consegue hoje monitorar os sistemas. É possível trabalhar com automação da granja. O gestor precisa ter os dados nas mãos”, disse Oliveira em sua palestra sobre A Importância da Gestão da Água e Controle de Ambiência na Produção de Suínos.

O simpósio conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e do Fundo de Sanidade e Desenvolvimento da Suinocultura (FSDS).

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real