EM 2025

Rússia ultrapassa EUA e se torna o 2º maior comprador de carne bovina de Mato Grosso

China segue na liderança, tendo somente em agosto adquirido 54,5 mil toneladas em equivalente carcaça adquiridas de carne bovina do estado

Foto: Reprodução/ Imac
Foto: Reprodução/ Imac

A Rússia ultrapassou os Estados Unidos nas importações de carne bovina mato-grossense. O país é responsável por 6,47% de toda exportação da proteína vermelha do estado em 2025.

Mato Grosso enviou para o mercado externo entre janeiro e agosto 547,99 toneladas em equivalente carcaça (TEC) segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Deste volume, 290,85 mil TEC tiveram a China como destino.

Para a Rússia foram embarcadas 35,42 mil TEC, enquanto para os Estados Unidos 29,49 mil TEC.

Somente no mês de agosto foram exportadas 89,69 mil TEC de carne bovina pelo estado, alta de 0,22% no comparativo mensal com julho, o que, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), representa o maior volume já enviado pelo estado.

O preço médio por carne exportada foi de US$ 4.368,59 a tonelada, resultando no faturamento de US$ 391,80 milhões em agosto.

A demanda chinesa se mantém aquecida, para a gigante da Ásia foram encaminhadas 54,5 mil TEC, um aumento de 1,71% em relação a julho.

Para a Rússia foram destinadas pouco mais de 7,9 mil TEC, volume acima das 7,7 mil TEC enviadas em julho.

Os Estados Unidos figuram em nono lugar entre os 10 países que mais importaram carne bovina mato-grossense em agosto. Para o país norte-americano foram enviadas 1,2 mil TEC.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.