O mês de agosto de 2025 registrou um marco no abate de novilhas com idade entre 12 e 24 meses em Mato Grosso. O volume atingiu um recorde histórico de 117,47 mil cabeças, o que representa uma alta de 7,26% em relação a julho.
No total, o estado abateu 660,74 mil bovinos, um aumento de 0,65% na comparação mensal, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). A participação de fêmeas no total de abates foi de 45,62%, uma retração de 5,05 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Apesar da leve queda na participação geral de fêmeas, o recorde no abate de novilhas jovens, que corresponderam a 38,97% de todas as fêmeas abatidas, sinaliza um avanço na terminação, como destaco o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim semanal da pecuária bovina, “favorecida pela evolução dos sistemas de engorda (TIP e confinamento) e pelo aumento no uso do melhoramento genético dos rebanhos”.
“Com isso, a participação das novilhas nos abates do estado vem ganhando relevância ano a ano, demonstrando o avanço produtivo do estado na produção de carne”, diz o Imea.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.