Os produtos mato-grossenses têm atraído a atenção do mercado chinês no maior evento de importação da China, a CIIE, em Shangai. Entre os produtos apresentados está o MT Steak, um corte bovino considerado o representante do estado e lançado em agosto pelo Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac).
Presente na feira, o presidente do Imac, Caio Penido, destaca a importância do evento para Mato Grosso, principalmente por ser o único estado com estande e apresentação de seus produtos.
“Mato Grosso é o único estado do Brasil que está com um estande aqui na feira e estamos tomando as rédeas para assumir esse protagonismo no comércio internacional”, afirma.
MT Steak ganha o paladar dos asiáticos
Por ser uma carne sem osso e com pouca gordura, o corte mato-grossense, extraído da paleta grossa, pode ser facilmente incorporado à culinária chinesa, o que tem chamado a atenção dos investidores.
As estratégias do instituto se focam para a Ásia e Oriente Médio, regiões que são grandes importadores de carne e a China tem aumentado cada vez mais. Penido explica que a maior preocupação do país é a segurança alimentar.
“A gente tem que estar presente aqui para mostrar que a nossa carne é de qualidade, é sustentável e que podemos dar essa garantia de segurança alimentar, climática e é uma carne de baixo carbono por estar no clima tropical. E ainda, segurança política comercial, somos um país confiável”, frisa.
Durante a feira, a oportunidade de mostrar a qualidade da carne para os chineses e, demais participantes da feira, foi através de uma degustação do corte pela equipe do Imac.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.