
Mato Grosso em julho embarcou para o exterior 31,44% a mais de carne bovina em relação a junho. O salto na variação mensal foi de 68,08 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC) para 89,49 mil TEC. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), é o maior volume já enviado pelo estado.
Dados compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que o aumento das exportações, somado ao maior preço médio da carne exportada de US$ 4.340,03 a tonelada, resultou em um faturamento de US$ 388,40 milhões em julho.
Em julho, a carne bovina mato-grossense teve 57 países como destino. A China, responsável pela aquisição de 53,58 mil TEC no sétimo mês, apresentou alta de 31,98% nos embarques no comparativo mensal.
A Rússia é o segundo maior consumidor da proteína vermelha do estado, tendo importado pouco mais de 7,2 mil TEC, seguida da Filipinas com 3,1 mil TEC.
Para os Estados Unidos, nono maior importador de julho, foram enviadas 1,68 mil TEC.
“Uma vez mantido o comportamento de aumento nas compras no segundo semestre pelos principais importadores da proteína, em especial a China, as exportações se encaminham para um novo recorde no volume anual exportado”, avalia o Imea em seu boletim semanal.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.