![gado bovinos abates boi rebanho foto canal rural mato grosso gado bovinos abates boi rebanho foto canal rural mato grosso](https://matogrosso.canalrural.com.br/wp-content/plugins/seox-image-magick/imagick_convert.php?width=904&height=508&format=.jpg&quality=91&imagick=uploads-matogrosso.canalrural.com.br/sites/5/2024/08/gado-bovinos-abates-boi-rebanho-foto-canal-rural-mato-grosso-1024x566.jpg)
Mato Grosso enviou para o gancho em janeiro 614,62 mil bovinos. O volume supera em 18,05% o total de animais encaminhados para o abate em dezembro e é considerado o segundo maior volume registrado para o mês.
O aumento na quantidade de animais enviados para os frigoríficos ocorre após cinco meses de queda consecutiva nos abates.
Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em seu boletim semanal, o cenário observado no primeiro mês de 2025 decorre do crescimento de 38,02% do envio de fêmeas para as indústrias em relação ao último mês de 2024.
Ao todo, 329,87 mil fêmeas foram abatidas em janeiro, volume, inclusive, considerado recorde para o mês.
Diante de tal acréscimo, a participação das fêmeas nos abates totais de bovinos em Mato Grosso ficou em 53,67%.
“Outro destaque foi a participação de animais mais jovens (menos de 24 meses), que, apesar do recuo mensal, registrou o maior nível da série histórica para um mês de janeiro, com 34,55% do total abatido no último mês”, frisa o Imea.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.