Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), abateram 52 vacas adultas contrabandeadas da Bolívia com destino a Cáceres sem procedência sanitária. O acompanhamento da entrada dos animais em território brasileiro foi feito via drone, seguindo o caminhão até a propriedade de destino.
Ao chegar no local, foi feita abordagem com a solicitação de documentos sanitários que não existiam visto que, o estado não possui tratado de certificação internacional com a Bolívia.
Diante da não apresentação da documentação sanitária, foi feito o sacrifício sanitário de 52 vacas adultas acima de 36 meses.
“Durante o período de 30 dias nós fizemos um serviço de inteligência em parceria com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), para atuar de uma forma mais incisiva na fronteira Brasil/Bolívia. Isso resultou em uma operação que realizamos ontem, na qual foi apreendido um caminhão que estava transportando 52 animais – vacas adultas, acima de 36 meses – de forma irregular”, explica a Emanuele de Almeida, presidente do Indea-MT.
A entrada ilegal de animais, sem procedência sanitária, coloca em risco a saúde humana e o rebanho de Mato Grosso, além de violar tratados internacionais do Brasil com a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE).
O Instituto possui 4 equipes que funcionam 24 horas na divisa Bolívia – Mato Grosso. Além disso, operam com serviços de inteligência para analisar todo o trânsito de onde será feita a triangulação do ingresso dos animais no estado e a destinação deles.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.