Uma multa de R$ 10 mil foi aplicada pela Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) ao responsável pelo lançamento de sustância azul na água da cachoeira Queima-pé, em Tangará da Serra. A cachoeira foi tingida durante chá revelação no dia 25 de setembro.
Conforme a nota da Secretaria, familiar do casal prestou esclarecimentos à equipe da Sema-MT nesta quinta-feira (29), e informou ser o responsável pelo lançamento de substância utilizada como corante para tingimento de cascatas e piscinas, denominada “Lago Azul”.
“A ação foi enquadrada no artigo 62 do decreto federal 6514/2008, que define como infração ambiental “lançar resíduos sólidos, líquidos ou gasosos ou detritos, óleos ou substâncias oleosas em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou atos normativos””, pontua a Sema-MT.
- Cachoeira é tingida de azul durante chá revelação em Mato Grosso
- MP vai investigar cachoeira tingida durante chá revelação em Mato Grosso
Cachoeira tingida de azul não teve água prejudicada
Na segunda-feira (26) uma equipe da Sema-MT, em conjunto com o órgão ambiental municipal, esteve na cachoeira após tomar conhecimento da alteração da cor da água com tinta azul durante o chá revelação.
Amostras coletadas na Cachoeira Queima-Pé, em Tangará da Serra, não apontaram alterações na qualidade da água.
“Durante a vistoria, não foi constatada alteração visual nos parâmetros físicos da água, como cor e odor, e não houve mortandade de ictiofauna. A análise laboratorial da água realizada no mesmo dia não apresentou alteração na qualidade da água”, informou a Secretaria diante o resultado das análises.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real