Foi aprovado nesta quarta-feira (8) durante sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o texto base em regime de urgência urgentíssima que destina R$ 50 milhões às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O recurso é retirado de uma parte do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
A primeira votação foi unânime e segundo o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, o texto deve ser encaminhado ainda hoje ao governo do estado para sanção e repasse do recurso, até quinta-feira para sancionar e enviar o montante na quinta-feira (9).
O recurso deve ser utilizado para reformar escolas, casas e pontes da região afetada.
O anúncio da destinação de uma fatia do Fethab, que corresponde a 1,5% do fundo previsto para este ano, foi feito pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), na segunda-feira (06). Na reunião da decisão do recurso, estiveram presentes o Sistema Famato e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Situação no Rio Grande do Sul
Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de óbitos nesta quarta-feira (8) chegou a 100. No estado há cerca de 128 pessoas desaparecidas e 372 feridos.
Mais de 1,4 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias. Mais de 163 mil pessoas estão desalojadas e outras 66.761 foram acolhidas em abrigos.
Ao todo, 417 (83,9%) dos municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.