EM 2023

270 operações contra crimes ambientais e desmatamento ilegal foram realizadas em MT

Este ano a Sema-MT recebeu 3.292 alertas e aumentou o número de ações, sendo que em 2022 foram deflagradas 167 operações 

Foto por Karla Silva/ Sema-MT
Foto por Karla Silva/ Sema-MT

270 operações contra crimes ambientais e desmatamento ilegal foram realizadas entre janeiro e novembro deste ano em Mato Grosso. A fiscalização, no âmbito da Operação Amazônia, é realizada por equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

As fiscalizações são realizadas por monitoramento da alteração na cobertura da vegetação nativa e pelos alertas de desmatamento. O foco é, especialmente, nos municípios que mais desmatam no estado.  

Este ano a Sema-MT recebeu 3.292 alertas e aumentou o número de operações contra crimes ambientais, sendo que em 2022 foram deflagradas 167 operações.

As alterações na cobertura da vegetação nativa do estado de Mato Grosso são monitoradas continuamente com o uso da plataforma de imagens pelo Satélite Planet e do sistema automatizado de geração de alertas de desmatamento, que é atualizado e disponibilizado semanalmente.

A Superintendência de Fiscalização, por meio da Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento, centraliza a gestão dos dados, faz o tratamento dos alertas, enxerga as prioridades e distribui a fiscalização em campo e remota.

O superintendente de Fiscalização da Sema-MT], Bruno Saturnino, destaca que desta forma é possível estar presente no estado inteiro.

“Assim, atendemos de forma rápida uma grande quantidade de alertas e, muitas vezes, flagrando o desmatamento ainda no início e impedindo o avanço do dano ambiental”, ressalta. 

Com a elaboração de mapas e análise rotineira dos alertas, a Gerência consegue identificar as regiões de maior pressão do desmatamento para onde são direcionadas às equipes de campo. As operações de combate a crimes contra a flora ocorrem com apoio da Polícia Militar (PM) e do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

No planejamento das operações de flora realizados in loco, os alertas contendo as informações dos alvos a serem fiscalizados são distribuídos para a Coordenadoria de Fiscalização de Flora, Diretorias de Unidades Desconcentradas da Sema (DUDs) e unidades especializadas de proteção ambiental da Polícia Militar de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.