MT SUSTENTÁVEL

Reportagens de projeto do Canal Rural MT são vencedoras no 1° Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo

Reportagens premiadas fazem parte do projeto MT Sustentável, que mostra o porquê que o estado gigante do agro também é um gigante na produção sustentável

MT Sustentável leva Prêmio de Jornalismo Aprosoja-MT
Foto: Canal Rural Mato Grosso

Duas reportagens do projeto MT Sustentável, do Canal Rural Mato Grosso foram premiadas no primeiro Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo. A premiação ocorreu na noite desta quarta-feira (21), em Cuiabá (MT), em um evento que reuniu representantes do agronegócio e do jornalismo mato-grossense e brasileiro.

Ao todo, mais de 60 reportagens disputaram os prêmios nas categorias TV, internet/web, rádio, impresso, além das categorias regionais.

O episódio que mostrou um projeto da prefeitura de Lucas do Rio Verde para incentivar a regularização ambiental das propriedades rurais e recuperação das APPs, foi o vencedor da categoria Regional Oeste. Já na categoria Geral de TV, a reportagem que mostrou o belo exemplo de sucessão familiar em Feliz Natal conquistou o terceiro lugar.

MT Sustentável leva Prêmio de Jornalismo Aprosoja-MT
Foto: Canal Rural Mato Grosso

O Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo se destina a reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos publicados em Mato Grosso e que estão relacionados à produção de soja e milho.

“Esse prêmio é um singelo reconhecimento a todos os jornalistas do Brasil e, principalmente, aqui de Mato Grosso, que estão cada vez mais próximos do nosso setor. É através do jornalismo que a gente está furando a bolha, quebrando barreiras e chegando cada vez mais perto da sociedade, levando nossos números de preservação, da produção brasileira, que sem dúvida é a mais sustentável”, comenta o vice-presidente da Aprosoja-MT, Lucas Beber.

Vice-presidente do Sistema Famato, Ilson José Redivo também destaca que o jornalismo vem sendo um grande parceiro do setor produtivo.

“É um reconhecimento do trabalho que o jornalismo faz em prol de um setor que é de suma importância para Mato Grosso, que alavanca recursos, gera emprego e renda. Nada melhor do que reconhecer essas pessoas que levam essas mensagens positivas e fazem as reportagens verdadeiras sobre o que acontece no campo”.

mt sustentável sucessão familiar plantio milho foto leandro balbino canal rural mato grosso4
Sucessão: jovens se preparam para assumir os negócios no campo. Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Para Olmir Cividini, responsável pelas reportagens do MT Sustentável, juntamente com o cinegrafista Leandro Balbino, o reconhecimento do papel do jornalismo para o agronegócio é de sua importância, pois estimula ainda mais a categoria.

“Na televisão a gente não faz nada sozinho. Então, esse prêmio não é meu e nem do Leandro, que estávamos no front das reportagens. Esse prêmio é nosso. É da emissora, da afiliada do Canal Rural aqui de Mato Grosso”, afirma Olmir Cividini.

Conforme Olmir Cividini, é uma satisfação ter um trabalho reconhecido.

“Acho que é um momento de a gente aproveitar também e parabenizar iniciativas de associações, como foi o caso da Aprosoja-MT, de criar esse prêmio de jornalismo, pois a cobertura do agronegócio exige profissionais com conhecimento, um constante aperfeiçoamento e eu acredito que um prêmio desse é um estimulo”.

Prêmio contou com jurados do jornalismo nacional

O primeiro Prêmio Aprosoja-MT de Jornalismo foi lançado em janeiro de 2023 e teve como jurados técnicos a participação de profissionais de veículos nacionais: Vera Ondei, editora da Forbes Agro; Rafael Walendorff, repórter do Jornal Valor Econômico; e Ederson Granetto, diretor da TV Agro Mais.

Após a seleção pelos profissionais de comunicação, os trabalhos foram julgados por um corpo de jurados institucional formada por produtores rurais dirigentes da instituição: Lucas Costa Beber, vice-presidente da Aprosoja-MT; Luiz Bier, vice-presidente da Região Leste e Sergio Triches do Conselho Fiscal da entidade.

Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso
Lucas do Rio Verde, em MT, é exemplo em recuperação de APPs.  Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

O que é o projeto MT Sustentável

O MT Sustentável é uma série do Canal Rural que estreou no dia 7 de dezembro de 2022 e percorre os quatro cantos de Mato Grosso e mostra o porquê que o estado gigante do agro também é um gigante na produção sustentável.

O MT Sustentável consiste em uma série de reportagens produzidas pelo Canal Rural Mato Grosso, afiliado do Canal Rural, que serão exibidas ao longo de um ano. O projeto contará histórias inspiradoras de pessoas, comunidades e empresas, onde o conceito de sustentabilidade é levado a sério todos os dias.

O MT Sustentável é exibido toda quarta-feira, logo após o Mercado & Companhia.

Confira reportagem vencedora na categoria Regional Oeste:

 

Confira reportagem vencedora do terceiro lugar na categoria geral de televisão:

 

+Confira todos os episódios da série MT Sustentável

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real