A propriedade é pequena. São 30 mil metros quadrados próximo a cidade de São José dos Quatro Marcos, na região oeste de Mato Grosso. Na fazenda, a família de Aparecido Pavin cria, abate e industrializa a carne de suínos caipiras. Todo o processo é inspecionado garantindo acesso ao mercado regional e a sustentabilidade do negócio.
A atuação da família Pavin no mercado regional e a sustentabilidade praticada por ela é o tema do MT Sustentável desta semana.
No começo, a produção tinha como foco a cria e a comercialização de animais vivos. Tempos depois a atividade da família ampliou e o abate, mesmo de modo informal, passou a fazer parte dos trabalhos. Contudo, por exigências legais e do mercado, há cinco anos precisou regularizar a situação. Nesse momento, Pavin conheceu o Consórcio Nascentes do Pantanal.
Hoje, a família produz cerca de 30 itens, entre embutidos e cortes especiais. Em todos eles o selo de inspeção é a garantia de procedência e a chave para ampliar o mercado.
A médica veterinária e coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para o Consórcio Nascentes do Pantanal, Carolina Rodrigues, comenta que a partir do momento que surgiu essa oportunidade, o produtor viu que era possível ganhar no mercado.
“A nossa inspeção, nossa fiscalização, dentro dos produtos de origem animal para agroindústrias de pequeno porte tem um caráter orientativo. Orientamos a se adequarem e a cumprirem a legislação”, diz.
Para isso, foi preciso melhorar as instalações na propriedade. Seguindo as exigências com a construção de um novo abatedouro, uma sala para o processo de defumação e espaço para o processamento da carne.
Atualmente, o abate de suínos é acompanhado pelo médico veterinário do consórcio, Adriano Gomes.
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), foi responsável por aprovar esse projeto junto com a cooperativa de crédito para captar recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
“É um recurso que está sendo trabalhado dentro da comunidade. O dinheiro está rodando e girando a economia. Esses associados estão melhorando a sua qualidade de vida e os seus negócios”, explica o gerente do Sicredi, Ricardo Magosso.
O Consórcio Nascentes do Pantanal reúne 14 municípios da região. Em todos eles, o produtor Aparecido Pavin pode comercializar o que produz em casa com a ajuda da esposa, dona Edenir, e do filho, Cleber. Por semana, são abatidos em média dez animais, todos criados na fazenda. Suínos caipiras, é o diferencial na produção.
“O caipira hoje é uma carne mais saborosa, uma carne mais vermelhinha, sem produtos químicos. Não usamos muito essas coisas. Estou feliz trabalhando na minha casa, dentro da minha propriedade, com a minha família. Então para mim não precisa de coisa melhor”, finaliza Pavin.
+Confira outras matérias da série MT Sustentável
+Confira todos os episódios da série MT Sustentável
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.