Mato Grosso

Fazenda de Mato Grosso é modelo na produção sustentável em larga escala

Propriedade em Campo Novo do Parecis é destaque por projeto de integração de sistemas de produção, sustentabilidade e gestão

MT Sustentável Grupo Morena Foto Leandro Balbino Canal Rural Mato Grosso 3
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Integração de sistemas de produção, como lavoura e pecuária e pecuária e floresta, recolhimento da água da chuva para todos os processos da propriedade e gestão. Estes são alguns pontos que fazem da fazenda do Grupo Morena, em Campo Novo do Parecis (MT), ser considerada modelo na produção sustentável em larga escala.

Pela segunda vez é destaque entre as melhores para se trabalhar no agronegócio, a fazenda do Grupo Morena, na região oeste de Mato Grosso, é o tema desta semana do episódio oito do MT Sustentável.

A propriedade possui 9,5 mil hectares de lavoura, sendo soja e milho as principais culturas. Outros mil hectares são destinados à pecuária e mais 200 hectares de floresta de eucalipto.

+Escolas no Pantanal superam problemas com falta de água por meio de captação de chuva

“Aqui trabalhamos hoje com a pecuária e a floresta e tem outras áreas que também trabalhamos com ILP, que é a lavoura-pecuária. São áreas que a gente conseguiu otimizar, melhorar a produção”, comenta Vanessa Chiamulera, gerente de processos do Grupo Morena.

Vanessa comenta que a realização do plantio da soja, seguida do milho com braquiária e a entrada de mais uma safra com a pecuária é algo que traz rentabilidade.

“É mais rentável. Diversifica a atividade, tem mais fonte de renda e preservando essas áreas tendo uma cultura conservacionista”, frisa a gerente de processos.

MT Sustentável Grupo Morena Foto Leandro Balbino Canal Rural Mato Grosso 1
Água captada da chuva é utilizada na pulverização,  irrigação na sede e lavagem do maquinário. Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Sustentabilidade vinda do céu

Além da produção através de sistemas integrados, a fazenda é referência em sustentabilidade. Há 12 anos foi iniciado um projeto voltado para a captação de água da chuva. A lógica é simples, consiste em direcionar a água que cai nos telhados dos barracões para reservatórios.

“A gente tem seus tanques de água que vão captar entre 20 e 25 milhões de litros por período. Utilizamos esta água pra fazer pulverizações, lavar maquinários, pra gente irrigar a sede e deixa de tirar essa água do lençol freático”, diz Vanessa.

+Municípios do Pantanal se unem para ampliar mercado para pequena agroindústria

E os cuidados com o meio ambiente na fazenda do Grupo Morena vão além dos processos de produção. Na propriedade moram 12 famílias, além dos mais de 100 colaboradores que diariamente frequentam o local. De alguma forma onde há pessoas há também a produção de lixo. E lá, destino do lixo é levado muito à sério.

Douglas Chiamulera, gestor de suprimentos do Grupo Morena, conta que na fazenda é realizada a coleta seletiva do lixo, que é levado até Tangará da Serra.

“A gente separa papelão, plástico, vidro e metal e destina isso para uma cooperativa que é parceira nossa há bastante tempo já, e o lixo orgânico destinamos para o aterro sanitário. Temos há muito tempo estabelecido o 5 S, isso facilita nossa pratica de organização. Então, toda a pessoa que entra a gente apresenta essa ferramenta e ele já entra no clima da empresa”.

MT Sustentável Grupo Morena gado Foto Leandro Balbino Canal Rural Mato Grosso 3
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso

Grupo Morena é destaque global por gestão

E por falar em empresa, outro destaque do Grupo Morena é a gestão. Pelo segundo ano consecutivo a fazenda se destacou entre as melhores para se trabalhar no agronegócio. A empresa foi certificada pela consultoria global, Great Place to Work, com um índice de 93% de satisfação entre os colaboradores.

+Cafeicultor em MT planta mata nativa para formar reserva legal

“Na verdade, a colheita mais que perfeita é colher o que as pessoas tem de melhor. E, essa cultura toda está sendo pulverizada e a partir do momento que os colaboradores conseguem fazer coisas diferentes nas suas casas, que aprenderam na fazenda, que aprenderam no grupo, eles começam a replicar isso para os seus filhos, nas escolas. Então, a gente consegue visualizar que nós podemos sim ser multiplicadores dessas boas ações”, frisa o produtor rural Romeu José Ciochetta.

Conforme Vanessa Chiamulera, o propósito do Grupo Morena é contribuir pro crescimento do agro sustentável, incentivando e inspirando pessoas a ter condutas sustentáveis.

 

+Confira todos os episódios da série MT Sustentável

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real