AGILIDADE NO CAMPO

Norte Show: ferramentas auxiliam na gestão e na venda da produção

Na avaliação de produtores as novas tecnologias ajudam, principalmente, à não perder o timing na hora da comercialização

Inúmeras tecnologias e ferramentas podem ser encontradas na Norte Show, em Sinop, região médio-norte de Mato Grosso. Entre elas estão as que auxiliam na gestão e na venda da produção e que cabem na palma da mão.

A feira segue até sexta-feira (19) e a expectativa é que em torno de 70 mil pessoas passem por ela nesta quinta edição.

Produtor em Nova Bandeirantes, pouco mais de 500 quilômetros de Sinop, Jorge Marcelo Favine foi ao evento em busca de uma nova variedade de soja para a próxima temporada, além de conhecimento, principalmente no que tange às tecnologias digitais para a comercialização.

Conforme o produtor, metade da sua produção ainda não foi comercializada e os preços abaixo do esperado tiram o seu sono. Ele salienta que tal falta de conhecimento no universo digital das vendas tem prejudicado as oportunidades de negócios.

“O produtor é muito bom da porteira para dentro, mas da porteira para fora temos que melhorar demais. Tínhamos que ter uma assessoria, um planejamento, alguém que auxiliasse da porteira para fora para não perder o timing do negócio. Às vezes você perder o tempo, pode ser o lucro indo embora”.

Vendas na palma da mão

Algumas empresas têm se esforçado para tentar oferecer novas tecnologias de negociação que possam auxiliar os agricultores. Em meio as plataformas digitais, os produtores podem encontrar sistemas que podem ajudam tanto em mercado spot quanto mercado a termo, futuro ou sistema de barter, que envolvem a troca de insumos por parte da futura produção.

“Às vezes em 30 minutos você tem o contrato assinado e registrado. Você tem o preço, o seu hedge, você consegue fazer a trava da sua comercialização. Esse mercado nosso é de tempo”, diz o gerente comercial da ADM, Moacir Henrique Martins.

De acordo com o gerente comercial, hoje, a empresa conta com pouco mais de 10% da sua comercialização de soja realizada digitalmente. A tendência, frisa ele, é deste número continuar crescendo.

“Hoje não temos braço para atender todos os produtores. Então, através da comercialização digital, da plataforma digital, você chega a mais produtores”.

Conselheiro fiscal da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Raul Pruinelli, o produtor precisa buscar a sua independência e alguém que dê o apoio necessário, a assessoria que tanto se “precisa para que de fato a gente desempenhe bem esse papel depois da colheita [vendas] e antes na aquisição dos insumos, que vai completar o nosso ciclo. A gente precisa melhorar essa parte da comercialização”.

+Confira mais notícias sobre a Norte Show


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.