A forte presença do fenômeno El Niño em Mato Grosso, além de prejuízos, trouxe inúmeras preocupações quanto aos impactos da mudança climática nas lavouras e pastagens nos próximos anos. O clima será um dos temas abordados pela Norte Show, feira que será realizada em Sinop entre os dias 16 e 19 de abril.
O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta ainda que a produtividade da atual safra será 13,9% menor e com redução de 2% na área plantada impactando diretamente a soja, milho, feijão e girassol. Em termos de produção, a quebra da safra 2023/24 pode chegar a 15,6%, resultando numa colheita de 15 milhões de toneladas a menos do que na temporada passada.
O pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, dr. Cornélio Zollin, será um dos palestrantes da Norte Show nesta edição. Ele vai apresentar a palestra “Como preparar a sua fazenda para conviver com as mudanças no clima?”, no dia 19 de abril, a partir das 13h30, no auditório Agroinsumos.
No painel, ele vai apontar as alternativas de mitigação de danos com ferramentas agronômicas. O manejo de excelência do solo e o uso de informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) são fundamentais para reduzir os riscos de perdas.
Tendências para a carne bovina
No dia 17 de abril, às 13h30, o consultor Roberto Barcellos vai ministrar o painel “Carne de Qualidade ou Carne de Commodity? Tendências da Pecuária de Corte do Brasil”. Ele vai indicar aos pecuaristas os dois caminhos a seguir: ou produz carne de qualidade ou carne de baixo custo aos consumidores, ou seja, um mercado de boi “on demand”.
Para Barcellos, a pecuária vive uma nova era de padronizar o gado não apenas por fora, a carcaça, olhar a seleção genética, mas avaliar o animal para dentro com uso de tecnologia de ultrassom da carcaça buscando aumentar a produção de gado commodities e também para uma consistência maior para carne de qualidade.
“É a pecuária de precisão. Mas hoje eu tenho uma grande despadronização por dentro e essa padronização por dentro vai me fazer mais eficiente se eu quiser ser um produtor de commodity ou mais consistente se eu quiser ter a excelência da carne de qualidade”.
Norte Show em 2024
A feira no médio-norte de Mato Grosso é realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Criadores do Norte (Acrinorte) e o Sindicato Rural de Sinop.
Dentre as novidades, segundo a organização, estão a Norte Show Kids e a Campus Norte Show, voltado para o público infantil e universitários, respectivamente.
Em 2023, a Norte Show quebrou recorde em negociações ao ultrapassar R$ 4,1 bilhões, mais de 300 expositores e movimentou 50 mil visitantes nos quatro dias da feira de negócios.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.