RODEIO E MUITO MAIS

Capacitação educacional e tradição da cultura marcam 11º Semana do Cavalo

O evento promove também uma programação especial para a criançada, universitários e premiação de R$ 60mil para os competidores do rodeio

A modalidade cutiano tem suas raízes nas atividades diárias dos tropeiros e vaqueiros do Brasil. Neste ano, a 11ª edição da Semana do Cavalo realiza essa tradicional competição que remete às origens do rodeio no Brasil que se destaca pela autenticidade e promete um espetáculo para os espectadores. Ao longo dos anos, essa prática evoluiu para se tornar um esporte competitivo, preservando a cultura e as tradições no campo. 

O diretor do rodeio, Rodrigo Montalvão, explica que o objetivo é trazer o que tem de melhor no rodeio brasileiro se apresentando na arena, competidores renomados e cavalos que, segundo ele, são verdadeiros atletas. 

Foto: Reprodução

“A disputa de quem é o melhor irá proporcionar ao público um espetáculo de pulos e corcoveios, onde o homem deverá mostrar toda sua técnica e habilidade para permanecer durante os oito segundos em cima do animal. E no sábado (11), saberemos quem será o grande campeão do rodeio em cavalos”, comenta. 

O Circuito Raízes – rodeio com os cavalos – vai ser realizado em quatro etapas e conta com 20 atletas, sendo dez da Seleção Brasileira do Cutiano e dez convidados do Mato Grosso, em busca da maior premiação do rodeio em cavalos do Brasil, que será no valor de R$ 60 mil reais.

“A expectativa é muito grande, vamos ter a presença da Seleção Brasileira do Cutiano, com peões dos estados de Tocantins, São Paulo, Paraná, Goiás, entre outros e também os melhores atletas do rodeio na modalidade cutiano daqui de Mato Grosso”, pontua Montalvão.

Considerado o maior evento equestre do Centro-Oeste, a festividade preparou uma programação pensando nas crianças, proporcionando diversão com segurança. 

Foto: Reprodução

A programação kids oferece uma variedade de atividades para crianças de todas as idades. Entre as atrações estão as provas de tambor nas canelas, laço na vaquinha, laço de cabra, laço de bode, exposição de mini animais (cavalos, vacas e cabras) e rodeio em carneiro.

Capacitação educacional gratuita e premiação para estudantes 

Com imersão de cinco dias, o evento vai realizar um ciclo de palestras denominado ‘Conexão Cavalo e Ciência’. 

“É uma ideia de trazer conhecimento e aperfeiçoamento. Então, com esse intuito nós nos juntamos com os nossos parceiros e as empresas patrocinadoras para realizar um circuito de cinco dias de palestras, do dia 06 a 10 de maio. Serão três palestras por dia para o público. Além da troca de conhecimento, a Semana do Cavalo promove essa interação entre os criadores, os proprietários, veterinários, agrônomos, zootecnistas, estudantes e, também, as pessoas que estão vindo trabalhar nessa área profissionalmente”, comenta a médica veterinária, Marta Maria Alves de Sousa, responsável pelos cursos. 

Além de palestras, novamente, o circuito vai oportunizar para que alunos com trabalhos de conclusão de curso e residentes com trabalhos científicos relacionados a temas ligados à equinocultura, clínica, cirurgia, nutrição, manejo e outros, apresentem as pesquisas para uma bancada técnica. Os melhores serão premiados.

A 11ª Semana do Cavalo acontece do dia 2 a 12 de maio com entrada franca no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, traz rodeio em cavalos na modalidade cutiano. Confira a programação completa aqui.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.