ESTÚDIO RURAL

Cerca de 80% da agricultura em Pontes e Lacerda é feita por pecuaristas

Conforme o presidente do Sindicato Rural do município, o pecuarista precisa investir em tecnologia, em solo para conseguir mais arrobas por hectares

Detentor do quarto maior rebanho bovino de Mato Grosso, o município de Pontes e Lacerda a cada ano vê a presença da agricultura mais forte. Cerca de 80% da área agriculturável, segundo o Sindicato Rural, foi introduzida por pecuaristas para a reforma de pastagens, ampliando não somente o ganho de arrobas por hectare, mas também gerando uma segunda fonte de renda.

Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT), dez municípios concentram um quarto de todo o rebanho bovino do estado. Juntos Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Juara, Colniza, Juína, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Bandeirantes, Porto Esperidião e Aripuanã contam com um rebanho bovino de 8,6 milhões de cabeças.

Somente em Pontes e Lacerda são aproximadamente 700 mil cabeças de bovinos, de acordo com o presidente do Sindicato Rural, Aparecido Flavio de Souza, entrevistado do Estúdio Rural deste sábado (30).

“A agricultura se introduziu na nossa região tem quase 10 anos. Mais ou menos 80% [da área] são os próprios pecuaristas da região que foram introduzindo-a nessas áreas para estar reformando, para dar mais qualidade. O pecuarista também tem que ser agricultor, investir no solo para dar retorno para a pecuária”.

Aparecido conta que o município possui mais áreas que podem ser integradas à agricultura.

“Automaticamente quando você começa a introduzir a agricultura dentro da pecuária, a capacidade de arrobas por hectare aumenta muito mais. A vida do município tomou outro tipo de impulso”, frisa ao Canal Rural Mato Grosso.

Entre as melhorias para Pontes e Lacerda apontadas por ele estão as instalações de revendas de máquinas agrícolas e sementes, por exemplo.

“Acho que é tudo por causa dessa integração. E graças à Deus está gerando muito emprego e renda para a nossa região e nosso município”.

Perspectivas para a pecuária

De acordo com Aparecido, a pecuária em Pontes e Lacerda passa hoje pelas mesmas dificuldades dos demais municípios mato-grossenses e brasileiros. Ele reforça, durante a entrevista ao Estúdio Rural, do Canal Rural Mato Grosso, que o cenário é complicado tanto para a pecuária quanto para a agricultura.

“Mas, vamos passar mais essa etapa. Vamos sair lá frente mais vitoriosos. O agro é forte. A expectativa é de lá na frente conseguirmos fazer a conta fechar e voltar aos investimentos. Nós, hoje, estamos tanto na pecuária quanto na agricultura tentando cumprir compromissos”.

4ª Oeste Rural Show

Hoje, o município de Pontes e Lacerda se prepara para a 4ª edição da Oeste Rural Show. A feira, que neste ano conta com o tema “Você conectado com o Agro. O Agro conectado com o mundo”, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de maio.

O evento tem como missão fortalecer o agronegócio para estabelecer o Vale do Guaporé como a nova fronteira agrícola do centro-oeste brasileiro.

A feira, além de expositores, conta com uma programação com diversas palestras que envolvem economia, política e sucessão familiar, segundo o presidente do Sindicato Rural, e um leilão de gado de corte.

+Confira mais entrevistas do programa Estúdio Rural

+Confira outras entrevistas do Programa Estúdio Rural em nossa playlist no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.