ETANOL DE MILHO

"Nós somos o pedaço do Brasil que dá certo", diz secretário de Mato Grosso

Produção de etanol de milho deve crescer 1,7 bi/L ante a safra 24/25; MT deverá ser responsável por cerca de 60% do incremento

Conferência Internacional sobre Etanol de Milho foto Ana Moura Canal Rural Mato Grosso
Foto: Ana Moura/Canal Rural Mato Grosso

As projeções para a produção de etanol de milho no Brasil nesta safra 2025/26 apontam para um volume de 9,9 bilhões de litros. Um crescimento de 1,7 bilhão de litros em relação à temporada passada, dos quais entre 50% e 60% deste aumento deverão ser oriundos de Mato Grosso.

As estimativas são da União Nacional do Etanol de Milho (Unem) e foram apresentadas pelo presidente Guilherme Nolasco durante a 2ª Conferência Internacional sobre Etanol de Milho, nesta quinta-feira (3) em Cuiabá (MT). O evento é organizado pela entidade e pela DATAGRO.

Mato Grosso é o maior produtor de etanol de milho do Brasil, representando aproximadamente 70% da produção nacional.

Até 2024, o estado contava com 11 indústrias em operação e outras nove em construção. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), César Miranda, a industrialização do cereal vai além do incentivo da produção de matéria-prima.

“Você gera emprego, gera uma série de outros serviços para atender a demanda daquela indústria e ainda veio agregar com a produção do DDGs. Nós somos o pedaço do Brasil que tá dando certo”, salientou ele ao destacar o coproduto utilizado na alimentação animal.

Ainda conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, o estado vem trabalhando, junto com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), para construir melhores condições para as indústrias. O que inclui o fomento para o aumento das áreas de floresta plantada com foco no fornecimento de biomassa “para essa grande industrialização que está acontecendo em Mato Grosso”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.