AVANÇO DOS TRILHOS

Terminal ferroviário de cargas começa a ser construído em Dom Aquino

Obra faz parte do projeto de expansão da Ferrovia Estadual de Mato Grosso e deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos

terminal ferroviário em Dom Aquino. Foto: Divulgação/Rumo
Foto: Divulgação/Rumo

As obras do primeiro terminal de cargas que integra o projeto de expansão da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo tiveram início no município de Dom Aquino. A previsão é que cerca de mil empregos diretos e indiretos sejam gerados na região durante a construção.

O terminal está localizado em uma área de dois milhões de metros quadrados, de acordo com a Rumo Logística, empresa responsável pela obra e concessão da ferrovia estadual, nas proximidades da BR-070, quanto no limite entre os municípios de Dom Aquino e Primavera do Leste.

O gerente executivo de implantação de terminais da Rumo, Walter Mancuso, pontua que, além de contribuir para o desenvolvimento da atividade agrícola, as obras deverão impactar positivamente nas cidades vizinhas e trazer benefícios para diferentes setores econômicos locais.

“Não só contribui para o desenvolvimento da atividade agrícola, com redução de custos logísticos para os produtores da região, como também melhora a segurança das rodovias ao reduzir significativamente o tráfego de caminhões pelas estradas. Há um aumento de eficiência na cadeia logística nacional e, consequentemente, da competitividade do setor”, frisa.

Terminal deverá escoar até 10 mi/t

O terminal em Dom Aquino possui capacidade para escoar por ano até 10 milhões de toneladas de grãos, principalmente soja e milho. A previsão é que as obras sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.

Além do escoamento da produção mato-grossense para o Porto de Santos, em São Paulo, os trilhos vão permitir a chegada mais rápida de produtos e insumos de outras partes do Brasil para Mato Grosso.

Além de pessoas, a obra de construção do novo terminal de cargas vai movimentar mais de 700 mil metros cúbicos de terraplenagem, consumir mais de 17 mil metros cúbicos de concreto e 2.500 toneladas de aço e equipamentos.


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