EM RONDONÓPOLIS

Primeira ponte da Ferrovia Estadual de Mato Grosso é entregue

Ferrovia possui 743 quilômetros de trilhos e se divide em dois ramais; primeira etapa deve entrar em funcionamento em 2026

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Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

A primeira ponte do pacote de obras da 1ª Ferrovia Estadual de Mato Grosso foi entregue nesta segunda-feira (2). A Ponte Ferroviária sobre o Rio Vermelho possui 460 metros e 12 vãos, o que a torna a maior estrutura do tipo do modal no estado.

A entrega foi realizada pelo Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística. No total, o projeto da primeira ferrovia estadual prevê a construção de 22 pontes, 21 viadutos, cinco passagens inferiores e dois túneis.

A largada para a expansão dos trilhos da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, a primeira do Brasil, foi dada no dia 7 de novembro de 2022, em Rondonópolis.

A ferrovia possui 743 quilômetros de trilhos, que se dividem em dois ramais. Um ramal interliga de Rondonópolis a Cuiabá e o outro Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

Conforme projeto, o modal passará por 16 municípios do estado, fazendo conexão com a malha ferroviária nacional e o Porto de Santos, em São Paulo.

“Mato Grosso tem o maior potencial de crescimento na produção de alimentos nas próximas décadas, respeitando rigorosamente a legislação ambiental brasileira, que é a mais rígida em termos de preservação no mundo. Produzindo cada vez mais, nós temos que ter logística para tirar esses produtos do Estado, levá-los a diversas regiões do Brasil, mas principalmente aos portos brasileiros e ganhar o mundo”, destacou o governador Mauro Mendes.

Durante a entrega da ponte em Rondonópolis, o governador ressaltou ainda a importância de Mato Grosso na contribuição da produção de alimentos no mundo e frisou que “para isso, logística é fundamental”.

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Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Operação em 2026 da primeira etapa

A primeira etapa do modal, que liga Rondonópolis a Dom Aquino, com 162 quilômetros de trilhos, está prevista para entrar em funcionamento em 2026. Segundo a Rumo, um terminal deve ser instalado em Dom Aquino para atender os produtores da região.

O presidente da Rumo, Pedro Palma, pontuou que este trecho entre Rondonópolis e Dom Aquino trará uma capacidade adicional de transporte de mais de 10 milhões de toneladas por ano.

“Hoje, nós já levamos de Mato Grosso para o Porto de Santos quase 25 milhões de toneladas de produtos agrícolas. O novo terminal vai atender toda a região de Campo Verde, Primavera do Leste e região. É uma demonstração concreta de que a ferrovia não é só promessa, mas ações efetivas”.


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