As obras de pavimentação e manutenção do asfalto existente na MT-170, no trecho da antiga BR-174, em Mato Grosso apresentam avanço a cada dia. A rodovia estadual no começo de 2023, em especial num trecho de 120 quilômetros, entre os municípios de Castanheira e Juruena, chegou a registrar mais de 30 dias de atoleiros com morte de animais e perdas de produtos perecíveis, como o leite de um laticínio da região que precisou jogar fora cerca de 40 mil litros.
De acordo com o governo de Mato Grosso, no trecho da rodovia entre Brasnorte e Castanheira está sendo recuperado mais de 280 quilômetros, com investimento de R$ 175 milhões.
“O lucro ia quase todo no conserto do caminhão por conta da quebradeira que tinha na estrada. Hoje é diferente, nós batemos daqui até lá e o asfalto está um tapete”, pontua o freteiro Felipe Rodrigues, morador de Brasnorte, sobre a atual situação da MT-170.
Atoleiros na MT-170
Também estão sendo realizadas obras para a construção de 271,6 quilômetros de asfalto novo entre Castanheira e Colniza, passando por Juruena e Aripuanã, e de 23 pontes de concreto. Esse trecho da estrada foi federalizado em 2008 e, em 10 anos, não houve obras por parte do governo federal. Em julho de 2022, a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra) voltou a ser responsável pelo trecho.
“Chovia muito, a estrada ficava toda embarreirada e ficava difícil para ir à escola. Tinha vezes que o ônibus não passava. Era bem ruim, mas agora melhorou bastante”, diz a moradora de Castanheira Silmara Alves.
Ainda conforme o governo de Mato Grosso, juntamente com as obras de asfaltamento no trecho entre Castanheira e Colniza, está sendo realizado o sistema de drenagem para evitar alagamentos nas vias e também buracos em decorrência do acúmulo de água das chuvas.
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