O governo de Mato Grosso busca junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento para antecipar o cronograma das obras da BR-163. O estado possui até o final de maio para apresentar projeto.
O governo de Mato Grosso assumiu no dia 4 de maio de 2023 o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pela administração da concessão do trecho de 850 quilômetros da BR-163. Em um ano a rodovia recebeu investimentos de superiores a R$ 1,6 bilhão em obras de duplicação e recuperação.
“Estamos pleiteando junto ao BNDES um financiamento para que nós possamos finalizar e acelerar todas as obras nessa importante rodovia para Mato Grosso”, pontuou o governador Mauro Mendes, em reunião com o presidente da Instituição nesta quarta-feira (8) em Brasília (DF).
Espinha dorsal da agricultura
Durante o encontro, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, salientou que a orientação do presidente Luís Inácio Lula da Silva “é tratar de forma republicana os entes federados”.
Ele destacou ainda que os projetos voltados para a BR-163 são importantes para o Brasil, pois “é uma espinha dorsal da agricultura brasileira e da economia do estado”.
“É uma estrutura logística essencial. Quanto melhor o tráfego mais segurança na vida, menos poluição, mais produtividade na economia, mais negócio, emprego, mais salário. Então, estamos dando absoluta prioridade”.
Ainda conforme o presidente do BNDES, o governo de Mato Grosso deve até o final de maio apresentar o projeto de investimento, para que o mesmo seja analisado.
“Em dois meses nós vamos devolver, porque é um projeto que precisa de criatividade. Vai ser um projeto inovador. Nós vamos fazer e duplicar a BR-163 e dar um salto de qualidade na economia não só do estado, mas eu diria do agro do Brasil”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.