86 QUILÔMETROS

DNIT obtém licença para obras do contorno de terra indígena na BR-158 em Mato Grosso

O novo contorno prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros na BR-158, divididos em dois lotes construtivos

br-158 foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em conjunto com a Infra S.A., obteve do Ibama a licença de instalação que autoriza a execução das obras de construção e pavimentação de mais 86 quilômetros do contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé na BR-158 em Mato Grosso. A extensão compreende ao lote A, interligando as cidades de Porto Alegre do Norte a Alto Boa Vista.

A conclusão da Licença de Instalação do Contorno Leste da rodovia BR-158 no trecho do Território Indígena Maraiwatsede pelo Ibama foi anunciada na última semana pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, como destacado pelo Canal Rural Mato Grosso.

A obra na BR-158, que contorna a reserva Marãiwatsédé, prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros, divididos em dois lotes construtivos. O trecho foi licitado pelo DNIT.

De acordo com o DNIT, o Lote A, já em obras dos primeiros 12 quilômetros, compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2, região próxima ao Posto do Luizinho, até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.

Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto.

Obra na BR-158 é aguardada há uma década

A pavimentação da BR-158 é aguardada há mais de dez anos por moradores e quem passa pela rodovia federal na região do Vale do Araguaia em Mato Grosso.

A rodovia é considerada importante para a região, uma vez que é opção de escoamento da safra de grãos para os portos do Arco Norte.

Segundo dados do DNIT, estima-se que diariamente em torno de duas mil carretas trafegam pela BR-158 no trecho que corta a reserva indígena, o único ainda não pavimentado.


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