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Após atoleiros, MT-170 recebe asfalto em 81 quilômetros           

No início do ano a MT-170 chegou a registrar mais de 30 dias de problemas com atoleiros entre os municípios de Castanheira e Juruena

Pavimentação na MT-170 antiga BR 174 foto Christiano Antonucci Secom-MT 1
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A MT-170, antiga BR-174, teve 81 quilômetros asfaltados entre os municípios de Castanheira e Colniza desde abril. No início de 2023 a rodovia estadual registrou problemas de atoleiros em um trecho de 120 quilômetros, causando prejuízos para produtores rurais, empresas e sociedade.

As obras de pavimentação na MT-170 são realizadas pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Os trabalhos tiveram início em abril, após o Poder Executivo decretar situação de emergência em decorrência aos atoleiros entre os municípios de Castanheira e Juruena.

Segundo informações da Sinfra-MT, além do asfalto, ao longo dos últimos meses houve avanço da terraplanagem e drenagem dos trechos já contratados da obra. Em alguns locais, as empresas contratadas também estão realizando a sinalização provisória.

“O governador Mauro Mendes assumiu o compromisso de realizar essa obra, de asfaltar uma estrada que era do Governo Federal. A obra começou menos de um ano após nós assumirmos a estrada e já estamos com mais de 80 quilômetros de asfalto. Isso demonstra o compromisso do Estado com o Noroeste mato-grossense”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Obra dividida em seis lotes

A obra da antiga BR-174 está dividida em seis lotes e tem o total de 271,6 quilômetros. Destes, quatro lotes com 176,6 quilômetros estão com obras em andamento desde o mês de abril, após o período das chuvas. Em agosto o asfalto começou a ser executado. A previsão é que os 176 quilômetros contratados sejam asfaltados até dezembro de 2024.

O investimento para asfaltar os trechos em andamento é de R$ 242,3 milhões (valor inicial).

Os outros dois lotes, assim como o projeto para construção de 23 pontes de concreto na rodovia, estão com procedimentos licitatórios abertos dentro da Sinfra-MT, para que o edital seja publicado. A expectativa é começar a obra nos trechos remanescentes em 2024.

“Além do asfalto, nós já fizemos melhorias no leito da pista e construímos uma base que vai garantir uma estrada em melhores condições nos próximos meses. Antes, essa rodovia tinha trechos não implantados, sem escape de água, o que gerava atoleiros e dificuldades para o trânsito de veículos”, diz o secretário.


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