REDE ESTADUAL

Mato Grosso abre seletivo para curso técnico de nível médio em escolas agrícolas

Inscrições terminam no dia 31 de agosto e poderão se estudantes egressos do 9º ano do Ensino Fundamental, através do site da Seduc

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Foto: Seduc

Mato Grosso conta com 253 vagas abertas para o curso técnico de nível médio em Agroecologia nas escolas agrícolas da rede estadual de ensino na modalidade integrada de Terra Nova do Norte, Alto Garças e Água Boa. Poderão se inscrever estudantes egressos do 9º ano do Ensino Fundamental, através do site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

As oportunidades são para as escolas estaduais Terra Nova, Deputado Oscar Soares e Jaraguá situadas nos municípios de Terra Nova do Norte, Alto Garças e Água Boa, respectivamente.

De acordo com a Seduc, as inscrições para a Escola Estadual Jaraguá e Escola Estadual Deputado Oscar Soares seguem até o dia 30 de agosto, enquanto para a Escola Estadual Terra Nova o término será no dia 31 de agosto.

O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro de 2024 e as matrículas poderão ser realizadas de 16 a 20 de dezembro de 2024. O início das aulas está previsto para o dia 3 de fevereiro de 2025.

Seleção será através de avaliação

O Exame de Seleção, explica a Seduc, consistirá de dois instrumentos de avaliação de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter classificatório e eliminatório

Instrumento de natureza quantitativa – Prova objetiva de múltipla escolha que será composta por cinco questões de cada uma das áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ciências Agrárias.

A prova terá duração de três horas, sendo que o candidato só poderá entregar a prova uma hora após o início. Não será permitido ao candidato levar consigo o Caderno de Questões. A prova será composta por 25 questões, que somam o valor de 50 pontos, sendo dois pontos para cada questão. As questões serão de múltipla escolha de quatro alternativas.

Já o instrumento de natureza qualitativa, consistirá de entrevista realizada com base em um questionário socioeconômico e cultural, elaborado e avaliado pela comissão do processo seletivo.

A Secretaria ressalta ainda que estudantes pertencentes ao Público Alvo da Educação Especial (PAED) deverão indicar, no formulário de inscrição, o tipo de atendimento compatível para a realização de suas provas, quando for o caso.

O candidato que necessitar de tempo adicional para realização das provas, deverá requerê-lo com justificativa e acompanhado de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência. Eles participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, data, hora e local de realização das provas.

As solicitações relacionadas ou qualquer outro tratamento especial deverão ser encaminhados até 72 horas antes da realização da prova.

O candidato deverá concorrer às vagas correspondentes à localidade de sua residência. Caso o número de vagas não seja completado pelos estudantes do município, as vagas serão redistribuídas para os municípios que tiverem o maior número de inscrições, seguindo em ordem decrescente do número de inscrição.

A modalidade Integrada será ministrada através da Pedagogia de Alternância, onde os estudantes estudam cinco dias letivos na escola em regime de internato com atividades nos períodos matutino, vespertino e noturno, e cinco dias letivos nas suas comunidades divididos entre trabalhos práticos e teóricos.

Informações sobre os editais (clique aqui) e o link para inscrição (clique aqui) pode ser conferidos no site da Seduc.


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