A comercialização da safra 2022/23 de soja está mais lenta do que o costume em Mato Grosso. Apesar do bom volume negociado em dezembro, o ritmo total está abaixo da média dos últimos cinco anos para o período. O mesmo é verificado com o milho.
Em dezembro, a comercialização da safra 2022/23 de soja em Mato Grosso alcançou 40,67% da produção prevista, avanço de 4,87% em relação ao mês de novembro, conforme levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
+Colheita da soja avança em Mato Grosso e atinge 2,38% da área
O Imea destaca que o avanço na variação mensal é decorrente às lavouras estarem “apresentando desenvolvimento dentro do esperado até o momento”.
Entretanto, ao se comparar com o ciclo 2021/22 em igual período, o mesmo encontrava-se com 51,26% da produção vendida. Já na média dos últimos cinco anos o percentual é de 53,62%.
Em relação a produção da safra 2021/22, segundo o Imea, Mato Grosso já comercializou 97,38% da mesma. “Os negócios realizados no mês estão atrelados à necessidade de abrir espaço nos armazéns”.
Safra futura de soja também em passos lentos
No que tange a safra 2023/24, os primeiros negócios já estão sendo observados no estado. No mês de dezembro 1,08% da produção estimada foi vendida. Contudo, ao se comparar com o ciclo 2022/23, nesta época 8,8% da produção prevista estava comercializada.
+Falta de logística ameaça escoamento da safra de soja em Nobres
Na média dos últimos cinco anos os números apontam 5,94%.
“É importante destacar que, nesta temporada (2023/24), continua sendo observado uma mudança no comportamento do produtor, visto que ele tem apresentado cautela no momento de negociar a produção, com intuito de melhores preços, principalmente no período de entressafra”, frisa o Imea.
Vendas de milho também registram pé no freio
O pé no freio visto na soja também é observado no milho. Até dezembro 23,06% da produção prevista para o ciclo 2022/23 havia sido comercializa, de acordo com o Imea.
“Esta safra está 22,91 pontos percentuais e 22,46 pontos percentuais atrás da média dos últimos cinco anos e do mesmo período da safra 2021/22, respectivamente. Essa postergação, vem ocorrendo devido à cautela do produtor em negociar grandes volumes antecipadamente, visto as incertezas quanto aos preços e ao resultado produtivo da safra”.
+Primeiras áreas de milho segunda safra começam a ser plantadas em Mato Grosso
Levantamento do Imea mostra ainda em relação à safra 2021/22, Mato Grosso registrou um avanço de 5,16 pontos percentuais nas vendas em dezembro ante novembro e chegou a 91,06% do total produzido.
“Esse avanço se deu, principalmente, porque alguns produtores estão dando vazão ao cereal armazenado para comportar a produção de soja que está sendo colhida. Assim, o preço médio mensal negociado ficou em R$ 65,06 a saca, queda de 0,40% ante o mês anterior”, explica.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real