A saca de 60 quilos da soja em Mato Grosso fechou a última semana cotada em média a R$ 116. O valor está 6% acima do registrado no mesmo período em 2023. A reação dos preços é vista como uma boa notícia pelo setor, uma vez que com a colheita encerrada em todo o país a tendência era de recuo.
Mato Grosso teve sua colheita da soja encerrada por volta do dia 26 de abril. O estado colheu nesta temporada 2023/24 39,050 milhões de toneladas, queda de 13,83% ante a safra passada, caracterizando a menor produção dos últimos dois anos.
Até o final de abril, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 67,43% da produção estava comercializada. Apesar do avanço, após os primeiros meses lentos, as negociações seguem atrasadas perante a média histórica dos últimos cinco anos de 77,04%.
O aumento do preço não é muito acentuado, entretanto é considerado reflexo daquilo que o mercado está entendendo desse momento com relação à oferta e demanda da soja.
Conforme o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, o produtor precisa agora avaliar seus custos e compensa segurar ou não a produção.
Sobre o avanço nos últimos meses da comercializar do grão, ele comenta que de início os produtores seguraram as negociações em detrimentos dos preços baixos, contudo com a necessidade de “pagar as contas” e abrir espaço nos armazéns para o milho se viu “meio que forçado” a vender.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.