OLHOS NO CÉU

Plantio da soja avança em Mato Grosso, mas desacelera ante a safra 2024/25

Chuvas ainda seguem irregulares em todo o estado, segundo relatos de produtores de soja

plantio soja pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: PEdro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

A semeadura da soja 2025/26 avançou em todo o estado de Mato Grosso na última semana e alcançou 76,13% da área prevista. Apesar da semana registrar 16,08 pontos percentuais de incremento nos trabalhos, os mesmos não foram suficientes para ultrapassar os 79,56% da área observados na temporada 2024/25 no mesmo período do ano passado. Um dos principais fatores é a irregularidade das chuvas.

Segundo os números divulgados na última sexta-feira, 31 de outubro, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o avanço semanal também não foi suficiente para ultrapassar a média dos últimos cinco ciclos de 76,68%.

Chuvas irregulares preocupam na soja

As chuvas em Mato Grosso ainda não se regularizaram, de acordo com produtores ouvidos pelo Canal Rural Mato Grosso. A situação preocupa e também já ameaça o planejamento da segunda safra de algodão e de milho em regiões como o médio-norte, mesmo que este já tenha 96,88% da oleaginosa desta temporada plantada.

Os trabalhos com a soja também estão avançados no noroeste, onde 93,27% da área já está com as sementes, seguido do norte com 89,28%, oeste com 81,80% e a região centro-sul com 74,53%.

As regiões mais atrasadas são a nordeste com 53,94% da soja cultivada e a sudeste com 52,84%, relata o Imea em seu relatório de semeadura.


Clique aqui, entre em nosso canal no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.