ATRASADA

Oeste e médio-norte lideram colheita da soja em Mato Grosso

Ambas as regiões registram mais de 16% de suas respectivas áreas de soja colhidas

soja chuvas colheita foto pedro silvestre canal rural mato grosso3
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

A colheita da soja em Mato Grosso chegou a 12,20% dos 12,6 milhões de hectares semeados nesta safra 2024/25. A trégua das chuvas em algumas localidades e o maior tempo de sol auxiliaram para o avanço de 7,82 pontos percentuais na semana. O destaque fica com a região oeste que já colheu 16,42% da sua área, seguida do médio-norte com 16,36%.

Apesar da “trégua” de São Pedro, o avanço semanal não foi suficiente para alcançar os resultados observados nesta mesma época do ano passado. Conforme o relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), no ano passado o estado estava com 39.39% da soja colhida.

A situação, causada pelo excesso de chuvas, é verificada também em relação à média histórica dos últimos cinco anos, que para o estado em igual período analisado é de 25,33% da oleaginosa colhida.

Nordeste é o mais atrasado na soja

De acordo com o Instituto, a região nordeste do estado é a mais atrasada na colheita do grão com apenas 6,32% da área. Em seguida vem a região sudeste com 9,76%.

No centro-sul do estado as máquinas já passaram por 11,43% da área semeada com a soja e no norte em 11,90%. Na região noroeste 13,25% da soja foi colhida.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.